Consudeste terá mais recursos para manutenção de estradas vicinais


06/06/2005 11:01

Compartilhar:

Deputada Amary com o secretário estadual da Agricultura, Duarte Nogueira Júnior.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amary vicinais.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Os seis municípios beneficiados pelo consórcio intermunicipal Programa Pró-Estrada (Consudeste) querem dobrar as ações de manutenção desenvolvidas nas estradas vicinais, que formam a teia viária das cidades consorciadas (Ibiúna, Piedade, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim). Para tanto, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) solicitará ao governador Geraldo Alckmin a liberação de recursos, na ordem de R$ 1 milhão. A proposta foi discutida em encontro com o secretário estadual da Agricultura, Duarte Nogueira Júnior, com a presença do prefeito de Sorocaba, Vítor Lippi (PSDB), e do secretário municipal de Edificações e Urbanismo, José Antônio Bolina.

Este ano, o Consudeste é gerenciado pelo prefeito de Sorocaba. Para melhorar a qualidade das estradas vicinais e aumentar a abrangência de manutenção entre os seis municípios, a deputada Maria Lúcia Amary solicita mais caminhões-caçamba e pipa e rolo compactador, que serão empregados nos serviços desenvolvidos pelo consórcio, que já utiliza equipamentos como pás-carregadeiras, retro-escavadeiras, esteiras e patrol.

De acordo com a parlamentar, o valor de R$ 1 milhão será dividido entre os municípios consorciados e o Estado. "A cidade de Sorocaba entrará com 25% e o Estado com 75%". O secretário da Agricultura aprovou a idéia, dando parecer favorável.

As estradas vicinais, segundo a deputada, situadas nesses municípios são bastante movimentadas e servem de escoamento dos produtos agrícolas das cidades. "Os produtores precisam de segurança, agilidade e conforto para preservar a qualidade dos produtos", observa a deputada.

e-mail: mlamary@al.sp.gov.br

alesp