Projeto de reforma do Fórum de Osasco contempla atendimento informatizado


22/10/2007 11:36

Compartilhar:

Da esquerda para direita, o assessor de José Paschoal, presidente da OAB, Editárcio Tavares; o engenheiro responsável por reformas e ampliações de Fóruns em todo o Estado de São Paulo, Jairo Colombo; o deputado Marcos Martins e Alberto Fulio Luchi,<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MARTINS FORUM OSASCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Martins (PT) compareceu, em 16/10, à Secretaria de Justiça do Estado para conhecer os detalhes do projeto de reforma e ampliação do Fórum de Osasco. O novo projeto inclui a formatação do Fórum Digital, que deverá modernizar e agilizar o atendimento ao público e, aos poucos, o arquivo de papel utilizado ainda hoje pelo Fórum, será extinto.

A nova proposta deverá contemplar ainda o projeto de expansão, para que no futuro possa ser novamente ampliado com vistas às demandas do município. De acordo com a secretaria de Justiça do Estado, a prioridade do recurso de R$ 11 milhões, destinado à obra, é a construção do novo anexo, o restante deverá ser aplicado na reforma do prédio antigo.

É necessário dar início à reforma do fórum o mais rápido possível, afirma o deputado, alertando para o estado precário em que se encontra a rede elétrica. "A idéia é implantar terminais eletrônicos para que a população possa acessar os processos com mais facilidade. É fundamental que, além da reforma e ampliação do órgão, seja modernizado o atendimento, já que a informatização domina todos os segmentos da sociedade. O fórum não pode ficar de fora", avalia Marcos Martins.

Jairo Colombo, engenheiro responsável por reformas e ampliações de fóruns em todo o Estado de São Paulo, informou que em fevereiro o projeto estará concluído e que pretende que a comunidade jurídica de Osasco acompanhe esta reformulação, "já que são estes profissionais que mais conhecem a rotina e as necessidades do fórum".

Marcos Martins lembrou que essa é uma luta antiga e que desde o início teve a contribuição dele. "Em 2001, ajudei na aprovação do projeto que doou a área para a reconstrução do fórum. Passados mais de seis anos, a obra ainda não foi realizada, portanto acompanharei essa luta até sua concretização".

Também participaram da reunião o assessor de José Paschoal, presidente da OAB, Editárcio Tavares, e o representante do Secretário de Assuntos Jurídicos de Osasco, Alberto Fulio Luchi.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp