Palestra sobre democracia e eleição


01/10/2008 17:18

Compartilhar:

Palestra que Bruno Covas realizou no último dia 29/9 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/BRUNO COVAS COLEGIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cheios de curiosidade e perguntas, os alunos de ensino fundamental e médio do Colégio Onis, em Santos, acompanharam a palestra que o deputado Bruno Covas (PSDB) realizou no último dia 29/9 sobre a importância do voto e das eleições. Para abordar o tema, o parlamentar discorreu, inicialmente, sobre os momentos políticos que o país viveu até alcançar o regime democrático que hoje garante os princípios de liberdade e igualdade. "No entanto, mesmo depois de tanta luta pelo direito ao voto, não é fácil discutir a questão política, porque estamos carregados de desconfiança em relação aos homens do poder", argumentou Bruno Covas. Ele entende que esta realidade tem afastado a sociedade, especialmente os jovens, do foco político.

O deputado tem convicção de que é possível despertar o interesse do indivíduo para esse debate porque "o homem é um ser essencialmente político". Ele afirmou também aos alunos do Onis que "todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós", ressaltou.

Falando para aproximadamente 90 crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos, do 6º ao 9º ano, ele enfatizou que a democracia não é apenas o ato de votar, mas também de escolher o futuro do lugar onde se vive. "É fácil concluir, portanto, que tudo que acontece na vida política do país é resultado direto das escolhas feitas pelos eleitores. Ou seja, o voto de cada um é fundamental para o funcionamento da nação", esclareceu.

Para a coordenadora da escola, professora Maria Fernanda Antunes Carloni, a iniciativa foi muito boa e a participação dos alunos superou suas expectativas.



bcovas@al.sp.gov.br

alesp