Exposição de café em Serra Negra poderá ter apoio governamental


19/04/2010 17:52

Compartilhar:

Secretaria de Estado de Agricultura poderá apoiar exposição de café em Serra Negra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/CHEDIDSERRANEGRA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A preocupação em relação à qualidade do café foi tema de reunião entre o deputado Edmir Chedid (DEM) e o secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho. A reunião foi marcada pela discussão sobre os investimentos no setor cafeeiro e a realização de um evento em nível estadual, sediado em Serra Negra, que tem por finalidade apresentar ao consumidor a produção industrial.

O conjunto de fatores integrados à produção do café, como os atributos físicos, químicos e sensoriais, determinam a qualidade do produto. No entanto, para se avaliar a qualidade do café deve se considerar fatores regionais de produção, como espécies e variedades culturais e o sistema de processamento e comercialização. Para o vice-presidente do Conselho Rural de Serra Negra, Márcio Anghinoni Marchi, este processo deixa de ser divulgado aos consumidores. "É um processo bastante complexo, mas de pouca divulgação. Isso favorece aos que produzem de maneira inadequada. Por isso, o interesse de realizar um evento que desmistifique a produção do café", argumentou.

O deputado Edmir Chedid defendeu os investimentos do governo do Estado no desenvolvimento e na consequente sustentabilidade do setor agrícola. Ele comentou que os programas desenvolvidos visam à geração de emprego e renda e, ainda, a realização de eventos que fortaleçam o setor. "É uma ação conjunta, estruturada para fazer com que o produtor tenha condições de produção e, assim, gere mais postos de trabalho", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp