Festival da Mantiqueira nos eventos turísticos estaduais


02/03/2011 20:05

Compartilhar:

Deputado Nishimoto com o subprefeito Teodoro, na praça de São Francisco Xavier <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/NISHIMOTOFESTIVALy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 1/3, a Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 207/2010, do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que inclui no calendário oficial de eventos turístico do Estado o "Festival da Mantiqueira", realizado anualmente no distrito de São Francisco Xavier.

A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e desde então só tem evoluído. A festa sempre apresenta uma programação variada, com eventos gratuitos que incluem mesas-redondas, palestras, apresentações musicais, oficinas para professores e bibliotecários.

O fato de estar sediado no pequeno distrito de São Francisco Xavier não impede o festival de ser considerado o maior evento literário da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Emerson Fernandes, que é funcionário da subprefeitura de São Francisco Xavier e participa da organização do evento, vai além e diz que atualmente o Festival da Mantiqueira é o segundo maior evento literário do Estado, perdendo apenas para a Bienal do Livro de São Paulo.

Para Benedito Antonio Teodoro Maia, subprefeito de São Francisco Xavier, o Festival da Mantiqueira traz benefícios culturais e econômicos para a cidade. Nishimoto acredita que a inclusão da data no calendário de eventos do Estado vai trazer mais divulgação para o Festival da Mantiqueira. "A feira literária será conhecida em todo o Estado e atrairá público de diversas regiões paulistas", comenta o deputado. O Festival da Mantiqueira é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp