Seminário estimula estudantes ao voto atento

Estudantes do ensino médio receberam instruções práticas do TRE sobre o método de votação
21/09/2006 17:17

Compartilhar:

Maria Francisca Motta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SeminaImportanciadoVotoMaria Francisca Mota         TRE0008-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Alberto Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SeminaImportanciadoVoto Luiz Alberto Machado0-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O seminário "A Importância do Voto" vem sendo realizado periodicamente, em anos eleitorais, por parceria entre a ONG Instituto da Cidadania Brasil, a Assembléia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SeminaImportanciadoVoto0047-mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcus Paulino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SeminaImportanciadoVoto Marcos Paulino -mauri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um estímulo à participação dos jovens nas eleições, votando e acompanhando o desempenho dos políticos. Essa é uma das propostas do seminário "A Importância do Voto", que vem sendo realizado periodicamente, em anos eleitorais, por parceria entre a ONG Instituto da Cidadania Brasil, a Assembléia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"É fundamental que vocês não se esqueçam de quem recebeu seu voto, e que futuramente não tenham vergonha do político em que votaram", alertou o professor Luiz Alberto Machado, vice-diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), dirigindo-se a estudantes do ensino médio de cinco escolas estaduais que participaram de mais uma edição do seminário, nesta quinta-feira, 21/9.

O professor se referia aos dados publicados no ensaio "Amnésia Eleitoral: em Quem Você Votou para Deputado em 2002? E em 1998?", do cientista político Alberto Carlos Almeida, professor da Universidade Federal Fluminense: 71% dos eleitores esqueceram em quem votaram quatro anos antes.

"Votem e acompanhem o desempenho do seu candidato. Hoje vivemos uma crise moral terrível e tem gente que vai votar na mesma pessoa porque não se lembra de que já votou nela", completou Machado, que abordou no seminário o tema "Liberdade e Democracia".

Para o professor, a democracia brasileira avançou bastante no período recente, mas tanto a sociedade como os poderes constituídos estão cada vez mais conscientes da necessidade de aperfeiçoamento das instituições.

"A democracia admite avanços e retrocessos, mas um de seus grandes méritos é permitir o julgamento pelos cidadãos através do voto", afirmou. Machado falou ainda sobre Estado de Direito, legalidade e legitimidade. "Medir os graus de liberdade individual " de pensamento e de expressão " é uma das formas de avaliar em que nível de democracia está uma sociedade", ponderou Machado.

Sistema e urna

Titular da cadeira de ciências políticas na Faap, Marcus Paulino, que tratou do tema "Sistema Político Nacional", pediu aos estudantes que "parem com os preconceitos contra os políticos, porque a generalização é injusta". Em sua palestra, ele falou sobre Senado e Câmara dos Deputados, presidencialismo e parlamentarismo.

"Um dos erros mais cometidos por gerações anteriores foi preocupar-se mais com a escolha do chefe do Poder Executivo do que com a dos membros do Legislativo", avaliou. "Depois as coisas não dão certo, porque o sistema político tem que trabalhar de forma integrada."

Os estudantes participaram ainda de um debate com membros de fundações e institutos ligados a partidos políticos e receberam instruções práticas sobre o método de votação, dadas pela chefe de relações institucionais do TRE, Maria Francisca Motta. Uma urna eletrônica ficou à disposição dos alunos para que se familiarizassem com o equipamento."É importante se preparar para a eleição. Se você não treina, não joga bem", concluiu Paulino.

alesp