Assembléia recebe deputados da 6ª edição do Parlamento Jovem


18/11/2004 20:59

Compartilhar:

Apresentação do grupo Móbile Sonoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ2004F.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens integrantes da 6ª edição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ2004D.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Beraldo discursa na recepção aos jovens<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ2004E.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 94 jovens estudantes autores dos projetos selecionados para a 6ª edição do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ2004A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado federal Lobbe Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ2004B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

O presidente do Legislativo Paulista, deputado Sidney Beraldo, autoridades dos legislativos estadual e federal, prefeitos, assessores e funcionários da Assembléia receberam na tarde desta quinta-feira, 18/11, os 94 jovens estudantes autores dos projetos selecionados para a 6ª edição do Parlamento Jovem.

Criado com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes, de escolas públicas ou privadas, a visão de alguns aspectos da democracia com a vivência de um dia da sessão parlamentar, o PJ tem permitido aos jovens vivenciar a democracia e a participação, "estimulando-os a ingressar na política", segundo disse o presidente da maior casa legislativa do país.

Para Beraldo, este dia representa um momento histórico, onde os jovens exercem papel fundamental. O deputado afirmou, ainda, que os políticos e a sociedade civil têm como grande desafio exercer a recente democracia do país.

O presidente lembrou que o Brasil, apesar de ocupar a 10ª posição na classificação mundial econômica e ser um grande exportador de grãos, hortifrutigranjeiros e bens duráveis, ainda abriga elevado número de famintos, desempregados e analfabetos, carentes de investimentos nas mais diversas áreas sociais.

Apoio parlamentar

Os 94 jovens deputados também receberam o apoio e os cumprimentos dos deputados estaduais Edson Gomes (PFL), José Dilson (PDT), Maria Lúcia Prandi (PT) e Célia Leão (PSDB). Essa última deputada, apresentou, juntamente com o ex-deputado César Callegari, o projeto que deu origem ao Parlamento Jovem.

Célia Leão explicou aos jovens o funcionamento do Legislativo e lembrou que diversas casas municipais adotaram o projeto pioneiro da Assembléia de São Paulo. "A coisa mais importante da vida é a liberdade", reforçou a parlamentar.

Para homenagear os jovens deputados, autoridades e familiares, o grupo Móbile Sonoro, pertencente ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, executou, sob a regência de Valéria Ruiz, as músicas Paula e Bebeto, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, II Trotto/Ungaresca, anônimo medieval, Mania de Você, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa Lobos, Tema II, de Oswaldo Mori, Dança Chinesa/Ballet Quebra Nozes, de Tchaikowsky e Juazeiro, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

Após a cerimônia de recepção, os jovens deputados se reuniram com assessores e lideranças partidárias, no Espaço V Centenário, enquanto familiares e acompanhantes assistiram ao filme A guerra dos Quatro, sobre a revolução constitucionalista de 1932.

A sessão plenária do 6º Parlamento Jovem paulista acontecerá nesta sexta-feira, 19/11, a partir das 9h.

Edição nacional

Com base no sucesso do Parlamento Jovem paulista, o deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) apresentou na Câmara dos Deputados, em Brasília, projeto que cria iniciativa semelhante.

A primeira edição do Parlamento Jovem Brasileiro será realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro próximo, mas, em decorrência do processo eleitoral municipal e a falta de previsão orçamentária, o primeiro evento contará com a presença de apenas 78 jovens deputados. "A proporção partidária será preservada e a bancada do Estado de São Paulo terá 11 representantes", informou Lobbe Neto. Para o próximo ano o deputado espera que o orçamento propicie a presença dos 513 representantes de todo o território nacional.

alesp