Itaquera ganha Casa do Adolescente


18/01/2006 16:54

Compartilhar:

casa do adolescente Itaquera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mflavio casa do adolescente itaquera 011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma parceria entre os governos do Estado do município de São Paulo garantiu, em 14/12, a inauguração de mais uma Casa do Adolescente, localizada na avenida do Contorno, próximo ao metrô Itaquera. A festa, que contou com a presença do vice-líder do governo na Assembléia, deputado Milton Flávio (PSDB), além de diversas autoridades políticas e eclesiásticas, aconteceu no Centro de Formação e Cultura Dom Bosco. O evento contou também com a participação de centenas de crianças, que puderam mostrar aos visitantes um pouco do que aprenderam no local.

A festa reuniu pais, crianças e adolescentes, que foram ver de perto a inauguração da casa, parte do projeto destinado a adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Lá, serão trabalhadas questões de saúde e sexualidade, como o alto índice de gravidez na adolescência.

Conforme o padre Rosalvino, a Casa do Adolescente de Itaquera nasceu de uma idéia da professora Albertina Duarte Takeuti, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente e coordenadora Estadual do Programa de Saúde do Adolescente. Sua idéia foi encampada pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social que, através de Maria Helena Guimarães de Castro, deu todo apoio ao projeto. "A Casa do Adolescente nasce para que os adolescentes da região tenham um amigo, um conselheiro, um coração para orientar encontrar e oferecer uma melhor qualidade de vida aos jovens", afirmou Rosalvino. Albertina, por sua vez, disse que o espaço é de paz e sonho, e esperança. Cada Casa do Adolescente que inauguramos representa menos violência, menos Febem, mais paz e justiça.

Dom Mauro Morelli, que também participou do evento, afirmou, entre outras coisas, que alimento é dom de Deus e um direito de todos. "E ali, as crianças estão sendo alimentadas". Segundo ele, até os dois anos, a criança precisa ser cuidada pela família, sociedade e governo. Dom Mauro parabenizou a parceria entre família, sociedade e governos municipal de estadual pela inauguração do novo espaço.

A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, lembrou que, no local, serão disponibilizados para cuidar da saúde das crianças quatro médicos, duas psicólogas e dois auxiliares de enfermagem. "Este espaço vai reforçar os laços com a comunidade e a família, além de formar cidadãos livres", afirmou ela.

Para o deputado Milton Flávio, a inauguração da Casa do Adolescente é de extrema importância para os jovens daquela região, que podem dispor, a partir de agora, de um local especial "onde encontrem pessoas de sua idade, que falem a sua linguagem e, acima de tudo, que entenda os seus problemas".

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp