310 alunos do ensino fundamental concorrem a uma vaga no Parlamento Jovem 2008

A lista dos 94 projetos selecionados será divulgada em 20 de outubro
30/09/2008 14:22

Compartilhar:

Parlamento Jovem edição 2006, também dedicada a alunos do ensino fundamental<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/PJ-encerramento09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento Jovem, projeto anual que visa proporcionar a estudantes dos ensinos fundamental e médio a experiência do exercício da democracia, fará sua edição de 2008 nos dias 6 e 7 de novembro. Dos projetos de lei enviados pelos alunos das escolas estaduais públicas e privadas à Casa, uma comissão selecionará os 94 melhores e seus autores serão deputados por um dia. A lista dos melhores projetos, dentre os 310 que foram apresentados, será divulgada em 20 de outubro, sendo que nesta edição os alunos da 8ª série foram os que mais enviaram proposituras (158) e, entre as idades, os de 14 anos foram os mais participantes.

Das propostas, encaminhadas pelos 12 partidos temáticos, 96 são do Partido da Educação, 83 do Partido da Natureza, e 30 do Partido da Saúde. Os outros partidos " Cultura, Emprego, Esportes, Habitação, Juventude, Agricultura, Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa do Consumidor " também apresentaram propostas. A participação da escola pública (226 estudantes) foi bem superior à da escola particular (84 estudantes), e as mulheres foram maioria. Em termos de região, alunos da capital apresentaram 17 projetos, contra 44 da Grande São Paulo e 249 do interior do Estado. A baixa participação de alunos da capital se deve à concorrência com a Câmara Municipal, que tem um projeto semelhante ao da Assembléia, baseado da iniciativa do Legislativo paulista.



Deputados por um dia



As atividades do Parlamento Jovem começarão às 9h, com o credenciamento, check in e foto dos deputados jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembléia, serão recepcionados pelo presidente da Casa e demais autoridades. Por volta das 18h, irão para o plenário Juscelino Kubitschek, onde serão dadas orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas. Após o jantar haverá reunião, de acesso restrito aos 94 deputados jovens e à equipe de apoio para a formação das três chapas que disputarão a eleição à Mesa Jovem. Na manhã de sexta-feira, 7/11, será aberta a sessão plenária, com chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da Mesa Jovem, apresentação e votação dos projetos por bloco partidário temático. A sessão será encerrada por volta das 20h.

O Parlamento paulista vem a cada ano oferecendo oportunidade aos estudantes do ensino médio e fundamental, alternadamente, de interagir com a sociedade por meio da elaboração de projetos de lei. É uma maneira de estimular a troca de idéias, o respeito à opinião do grupo e a prática da cidadania. Além disso, os deputados dão visibilidade ao projeto em suas cidades, contribuindo para a divulgação desta importante experiência.

alesp