Andradina quer ICMS da usina de Três Irmãos


03/10/2011 12:13

Compartilhar:

Braga, entre Makoto e Bossolan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/DONISETEBRAGAICMS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os vereadores de Andradina, Wilson Bossolan e Marcio Makoto, reuniram-se na quarta-feira, 28/9, com o deputado Donisete Braga (PT) para pleitear apoio na luta para reverter a situação do ICMS gerado pela usina hidroelétrica de Três Irmãos, de propriedade da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), que vem beneficiando apenas a cidade vizinha Pereira Barreto.

Há 20 anos, explicaram os vereadores, apenas Pereira Barreto, separada de Andradina por uma ponte, recolhe os impostos. "A sede fiscal da usina está em Andradina e pela lei, somente a cidade sede pode recolher os impostos. Estamos reivindicando o cumprimento da lei", diz Bossolan. Contas da prefeitura de Andradina apontam que a cidade deixou de receber R$ 500 milhões nestes últimos anos.

Já o vereador Makoto, esclarece que Andradina tem direito a receber R$ 2,7 milhões por mês, impostos que são gerados pela usina da Cesp. "É dinheiro que faz falta na saúde, na educação, em asfalto, em desenvolvimento de Andradina", diz.

A prefeitura de Andradina já levou o caso para a justiça. Enquanto isso, moradores e autoridades se mobilizam. Na Assembleia, os vereadores Bossolan e Makoto reuniram-se com inúmeros deputados pedindo apoio nesta luta. (jr)

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp