Metrô chega à Vila Prudente


18/04/2007 11:44

Compartilhar:

Governador José Serra faz pronunciamento durante vistoria na estação Alto do Ipiranga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Orlando Morando acompanha visista ao lado do prefeito Gilberto Kassab<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Morando 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB) acompanhou nesta terça-feira, 17/4, a visita do governador de São Paulo, José Serra, ao canteiro de obras da futura estação Alto do Ipiranga, localizado na esquina da avenida Doutor Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no bairro do Ipiranga, na capital, que será entregue à população em junho próximo.

Durante a inspeção, Serra deu a ordem de serviço para levar a linha 2 do Metrô até a Vila Prudente. O trecho, de 4,3 quilômetros, terá três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) e vai exigir investimento de R$ 1,9 bilhão, até 2010, valor que engloba a aquisição de mais 16 trens para essa linha.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, considera que a obra é uma das mais importantes para a cidade. "A linha 2 do Metrô, que se liga em dois pontos ao expresso Tiradentes, é de grande importância para aliviar o fluxo do trânsito. É com investimento em serviços públicos, como o transporte, que podemos melhorar a qualidade de vida de São Paulo e região", declarou Kassab.

Serra garantiu que o transporte é prioridade em seu governo. "Nossos esforços estão voltados para a melhoria do transporte público. Optamos por um equacionamento financeiro para chegarmos à verba destinada a estas obras, mas entendemos que o prolongamento da linha 2 do Metrô e o Rodoanel são de extrema necessidade. Não podemos perder tempo", disse o governador.

O deputado Orlando Morando vê na atitude do governador, ao expandir o Metrô, um verdadeiro compromisso com a cidade de São Paulo e região. "Serra mostra ser um homem de coragem e de sabedoria ao levar este serviço até a Vila Prudente. Sabemos que é um grande esforço da administração somar recursos para tanto, sem contar o empenho e a preocupação com relação ao Rodoanel, que muito ajudará no desenvolvimento econômico da cidade", elogiou o deputado.

O novo empreendimento contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos do Tesouro do Estado. A iniciativa vai gerar 9 mil empregos diretos e indiretos e atender parcela significativa da população de baixa renda (42% dos usuários com até 3 salários mínimos).

Hoje, a linha 2 do Metrô transporta diariamente 320 mil passageiros entre as estações Vila Madalena e Imigrantes. Com a entrada em operação da estação Alto do Ipiranga, o movimento deverá atingir 370 mil passageiros por dia.

Em 2010, com a operação total da linha 2 entre Vila Madalena e Vila Prudente, integrada, na estação Tamanduateí, com a linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, na estação Sacomã, com o Expresso Tiradentes da Prefeitura de São Paulo, serão 774 mil usuários circulando diariamente pela linha Verde, com ingresso direto nas demais linhas do Metrô.

A expansão da linha 2 até Vila Prudente será uma nova opção de uso do Metrô para os moradores da zona leste, com uma melhor distribuição dos passageiros, que hoje só contam com a estação Tatuapé, da linha 3 (Vermelha).

omorando@al.sp.gov.br

alesp