Metrô chega à Vila Prudente
O deputado Orlando Morando (PSDB) acompanhou nesta terça-feira, 17/4, a visita do governador de São Paulo, José Serra, ao canteiro de obras da futura estação Alto do Ipiranga, localizado na esquina da avenida Doutor Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá, no bairro do Ipiranga, na capital, que será entregue à população em junho próximo.
Durante a inspeção, Serra deu a ordem de serviço para levar a linha 2 do Metrô até a Vila Prudente. O trecho, de 4,3 quilômetros, terá três estações (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) e vai exigir investimento de R$ 1,9 bilhão, até 2010, valor que engloba a aquisição de mais 16 trens para essa linha.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, considera que a obra é uma das mais importantes para a cidade. "A linha 2 do Metrô, que se liga em dois pontos ao expresso Tiradentes, é de grande importância para aliviar o fluxo do trânsito. É com investimento em serviços públicos, como o transporte, que podemos melhorar a qualidade de vida de São Paulo e região", declarou Kassab.
Serra garantiu que o transporte é prioridade em seu governo. "Nossos esforços estão voltados para a melhoria do transporte público. Optamos por um equacionamento financeiro para chegarmos à verba destinada a estas obras, mas entendemos que o prolongamento da linha 2 do Metrô e o Rodoanel são de extrema necessidade. Não podemos perder tempo", disse o governador.
O deputado Orlando Morando vê na atitude do governador, ao expandir o Metrô, um verdadeiro compromisso com a cidade de São Paulo e região. "Serra mostra ser um homem de coragem e de sabedoria ao levar este serviço até a Vila Prudente. Sabemos que é um grande esforço da administração somar recursos para tanto, sem contar o empenho e a preocupação com relação ao Rodoanel, que muito ajudará no desenvolvimento econômico da cidade", elogiou o deputado.
O novo empreendimento contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos do Tesouro do Estado. A iniciativa vai gerar 9 mil empregos diretos e indiretos e atender parcela significativa da população de baixa renda (42% dos usuários com até 3 salários mínimos).
Hoje, a linha 2 do Metrô transporta diariamente 320 mil passageiros entre as estações Vila Madalena e Imigrantes. Com a entrada em operação da estação Alto do Ipiranga, o movimento deverá atingir 370 mil passageiros por dia.
Em 2010, com a operação total da linha 2 entre Vila Madalena e Vila Prudente, integrada, na estação Tamanduateí, com a linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, na estação Sacomã, com o Expresso Tiradentes da Prefeitura de São Paulo, serão 774 mil usuários circulando diariamente pela linha Verde, com ingresso direto nas demais linhas do Metrô.
A expansão da linha 2 até Vila Prudente será uma nova opção de uso do Metrô para os moradores da zona leste, com uma melhor distribuição dos passageiros, que hoje só contam com a estação Tatuapé, da linha 3 (Vermelha).
omorando@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições