Encontro com mulheres debate planejamento familiar


12/12/2008 18:19

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/dulce xavier (2 of 3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Genoino, Dulce Xavier e Ana do Carmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/dep fed genoino.dulce xavier.dep ana do carmo (5 of 9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Organizado pela deputada Ana do Carmo (PT) realizou-se nesta sexta-feira, 12/12, no auditório Teotônio Vilela, o Encontro com Mulheres, evento com objetivo de debater os direitos femininos com relação à reprodução, questão definida na ocasião como um desafio à democracia.

Estiveram presentes no evento o deputado federal José Genoíno (PT/SP) e o vereador eleito por São Paulo Ítalo Cardoso, além de representantes da sociedade.

A integrante da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, Dulce Xavier, uma das coordenadoras da reunião, explicou que um dos temas focais da instituição, além da defesa da democracia, é trabalhar a mudança de padrões culturais e religiosos, que procuram cercear a autonomia das pessoas quanto à sexualidade e reprodução.

Na ocasião foi distribuída a cartilha Direitos reprodutivos: um desafio á democracia, que pretende contribuir para a divulgação dos direitos femininos e servir de base para a reflexão da relação desses direitos com a democracia. Segundo Dulce, existe uma movimentação de fundamentalistas religiosos contra os direitos femininos já conquistados, que se materializa em legislações locais para a criminalização da decisão de planejamento familiar e temas correlatos. Ela também citou a instalação de CPI no Congresso Nacional contra o aborto nos casos permitidos em lei, como no da gravidez resultante de estupro. "Essa atividade", declarou, "é uma ação invasiva contra a sensibilidade das mulheres, bem como um retrocesso dos direitos femininos já conquistados".

Genoíno alertou que os defensores dos direitos femininos devem estar atentos para evitar a instalação dessa CPI, que poderá ser um atentado à figura feminina. O deputado também convidou a todos para que marquem posição na defesa de seus direitos já a partir da conferência de direitos humanos que ocorrerá no início da próxima semana, em Brasília.

Ana do Carmo declarou-se defensora dos direitos das mulheres, comprometendo-se a estar alerta em todas as situações em que esses direitos possam ser ameaçados, principalmente aqueles referentes à salvaguarda da saúde feminina.

O vereador eleito Ítalo Cardoso disse que criminalizar o aborto em situações de estupro, como pretendem os fundamentalistas, não é a resposta adequada às questões sociais. Seu enfoque é a defesa democrática aos direitos femininos já conquistados.Encontro com mulheres debate planejamento familiar

alesp