Lançamento do Comitê Multipartidário das Mulheres


01/09/2003 21:17

Compartilhar:

Lançamento do Comitê Multipartidário das Mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/feminino10903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

No Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 01/09, aconteceu o lançamento do Comitê Nacional Multipartidário das Mulheres. Com o slogan "O olhar feminino na política", o movimento quer ampliar a participação das mulheres na vida política brasileira.

O evento reuniu diversas lideranças partidárias, vereadoras, as deputadas federais Zulaiê Cobra (PSDB) e Luíza Erundina (PSB) e as deputadas estaduais Anna Martins (PCdoB) e Maria Lúcia Amary (PSDB).

O Comitê, entre as diversas ações propostas, prioriza a aprovação da Lei 6.216/2002, de autoria da deputada Luíza Erundina, que estabelece que 30% dos fundos partidários sejam destinados, anualmente, aos órgãos de representação das mulheres nas direções dos partidos políticos para a realização de atividades de formação e capacitação política das mulheres. A lei também reserva 30% do tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão à presença feminina. Segundo as participantes, o Comitê poderá contribuir para reverter uma situação de exclusão que ainda hoje permanece, apesar de nas eleições municipais de 2000 ter sido garantida às mulheres a cota de 30% das vagas nas chapas para os cargos proporcionais.

alesp