Parlamento Jovem: uma experiência que deu certo


06/07/2005 18:39

Compartilhar:

Parlamento Jovem de 2004<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/p jovem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado em 1999 com o objetivo de aproximar os estudantes do ensino médio e fundamental da vida política e social do estado, o Parlamento Jovem paulista realizará, no dia 18/11, sua sétima edição.

Idealizado pela deputada Célia Leão e pelo ex-deputado Cesar Callegari, o Parlamento Jovem é uma sessão especial do Legislativo paulista dirigida por 94 jovens parlamentares. Nesse dia, os estudantes selecionados vivenciam toda a rotina de uma casa legislativa, como eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei. Os participantes são escolhidos após uma criteriosa seleção dos trabalhos enviados à Assembléia por estudantes de todo o estado.

Como participar

Para participar da sétima edição do PJ paulista, neste ano destinada a estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas dos 645 municípios do estado, os alunos devem se inscrever na diretoria de suas escolas, preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, divulgado no portal da Assembléia Legislativa e no Diário Oficial do Estado. As propostas devem se enquadrar em um dos 12 partidos temáticos (agricultura, cultura, defesa dos direitos do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde e segurança pública).

Caso haja mais de um candidato ao Parlamento Jovem paulista na mesma escola, cabe a uma comissão julgadora, constituída por professores, alunos, pais e funcionários da escola, escolher um dos projetos para representá-la.

Os interessados a uma das 94 vagas no Parlamento Jovem devem enviar os projetos entre os dias 19 e 23/9. O trabalho deve ser escrito com clareza, objetividade e ser amplamente debatido com alunos, professores e pais.

Para obter mais informações, os candidatos podem acessar o link do Parlamento Jovem no portal da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br), enviar e-mail para pjovem@al.sp.gov.br ou fazer contato pelo telefone 0xx 11 3886-6017.



Cronograma de Atividades:

- 19 a 23/9 " entrega dos projetos à AssembléiaLegislativa

- 3 a 14/10 " seleção dos deputados do Parlamento Jovem paulista 2005

- 20/10 " divulgação dos 94 jovens deputados

- 17/11 " chegada dos 94 jovens deputados à Assembléia Legislativa

- 18/11 " sessão plenária do Parlamento Jovem paulista, a partir da 9h no Plenário Juscelino Kubitschek

alesp