Deputados acompanham comissão de Jales ao Tribunal de Justiça


22/06/2005 16:55

Compartilhar:

Deputado Edson Gomes, deputada Analice Fernandes, secretário municipal de Governo Aluísio Nunes, Presidente do Tribunal, Dr. Luiz Tâmbara, pres. da OAB-SP, Luís Flávio D"Urso, deputado Romeu Tuma Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ANALICE TJ JALES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Edson Gomes (PFL), Analice Fernandes (PSDB), Romeu Tuma (PMDB), o secretário de Governo do município de São Paulo, Aluísio Nunes, e o presidente da OAB " SP, Luís Flávio Borges D"Urso, acompanharam uma comitiva da região de Jales em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Tâmbara. O assunto do encontro foi o pedido para que a Comarca de Jales não seja rebaixada à entrância inicial, conforme prevê a reforma proposta pelo Tribunal de Justiça.

Os argumentos dos deputados presentes e dos jalesenses basearam-se na antiguidade da Comarca, no número de processos e de eleitores, estes são 60.000, e a existência da Vara Federal. Para o prefeito de Jales, Humberto Parini, o rebaixamento da Comarca de Jales seria mais um duro golpe para toda a região, uma vez que o serviço judiciário poderia ser prejudicado.

Para os deputados Edson Gomes, Analice Fernandes e Romeu Tuma, a Comarca de Jales estaria sendo duramente penalizada. "Hoje, Jales goza de uma justiça estável, com juízes que fazem parte da vida da cidade. Tudo isto pode ser perdido", disse Analice Fernandes. Os parlamentares pediram ao presidente do tribunal que os critérios sejam reavaliados. Luiz Tâmbara prometeu estudar o caso.

O projeto de reorganização da Justiça do Estado foi protocolado pelo presidente do Tribunal no último dia 16, na Assembléia Legislativa, onde será apreciado pelos deputados. Com a reorganização, o tribunal pretende mudar a estrutura da carreira de juízes e promotores e aumentar a permanência dos mesmos nas varas.

Na comitiva de 45 pessoas estavam os prefeitos de Jales, Humberto Parini; de Paranapuã, Caju; de Mesópolis, Tavinho; de Santa Salete, Mané Rissato; de Vitória Brasil, Eliseu; de Pontalinda, Guedes; e de Santa Albertina, Tal. Todas as cidades pertencem à Comarca de Jales. Foram também ao tribunal vereadores de Jales e Mesópolis, o vice-prefeito desta cidade, além de promotores, advogados, do proprietário da UniJales, Júnior Soler, o presidente da OAB e outros cidadãos interessados no futuro da região. A imprensa local também enviou representantes para cobrir a visita.



afernandes@al.sp.gov.br

alesp