Comerciantes de Taubaté debatem a importância de Poupatempo regional


28/03/2007 17:07

Compartilhar:

Padre Afonso (em pé) debate sobre a instalação de um Poupatempo regional em Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Padre Afonso ao lado diretoria da Acit.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Padre Afonso Lobato (PV) participou de um debate na Associação Comercial e Industrial de Taubaté (Acit) sobre o projeto do Poupatempo regional. O convite partiu da diretoria da associação, que é a favor da idéia, mas defende sua possível instalação na região central, pois assim fomentaria a revitalização da área. "O centro é o coração de qualquer cidade", enfatiza a diretoria. O deputado falou dos benefícios dos serviços oferecidos pelo órgão e se comprometeu também a atuar para que o investimento seja destinado para a região central.

O encontro ocorreu no último dia 23, no auditório da Acit, sob coordenação da presidente da entidade, Rogéria Ferreira. O deputado explicou a dificuldade para convencer o governo do Estado a liberar o investimento. Isso porque um dos determinantes é que o serviço atenda uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, enquanto Taubaté tem cerca de 270 mil. "Por isso, lançamos a idéia do Poupatempo regional, pois certamente a unidade atenderá os moradores de cidades adjacentes, como Caçapava, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Campos do Jordão, São Luís do Paraitinga e Ubatuba", disse.

Atualmente, a única unidade do Poupatempo na região fica em São José dos Campos. Para demonstrar ao governo que existe demanda e que a reivindicação tem respaldo popular, o deputado está preparando um abaixo-assinado com apoio de várias entidades assistenciais, que estão coletando assinaturas todos os finais de semana em uma barraca do Partido Verde montada na praça Dom Epaminondas, em Taubaté. Durante a reunião na Acit, também foi proposto um encontro com representantes de associações comerciais de outros municípios para ampliar a discussão e fortalecer o projeto do Poupatempo regional.

O programa Poupatempo foi implantado pelo governo do Estado em 1996 com o objetivo de reunir num único local serviços de natureza pública, sem discriminação ou privilégios. Nas unidades são disponibilizados mais de 400 serviços, porém as emissões de RG, atestado de antecedente criminal, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação são as mais solicitadas. "Certamente, a instalação de uma unidade em Taubaté trará incremento para o comércio de toda a região", defende o parlamentar.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp