Lei cria diploma de reconhecimento a mérito desportivo


29/05/2009 18:03

Compartilhar:

Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/MASSAFERAATLETAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi sancionada nesta semana pelo governador José Serra a lei de autoria do deputado Roberto Massafera (PSDB) que cria o Diploma de Reconhecimento ao Mérito Desportivo. A premiação será conferida anualmente pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Turismo e alcança os atletas e a equipe técnica que trabalhou em sua preparação.

O projeto de lei partiu de uma indicação do professor de educação física, Laércio de Arruda Ferreira, o Pelica, que atua em Araraquara. "Há um longo percurso de treinamentos, orientação e preparo físico para formar um atleta de alto desempenho. Isso envolve a dedicação de uma equipe bastante numerosa e que, agora, tem o seu valor reconhecido através deste diploma", disse Roberto Massafera.

A Lei 13.548/2009, publicada nesta semana no Diário Oficial, estabelece que receberão o diploma aqueles atletas que, ao longo do ano, se destacarem entre as primeiras e terceiras colocações nas competições e eventos esportivos regionais, nacionais ou internacionais.

Segundo a lei, a entrega do diploma acontecerá anualmente em sessão solene a realizar-se, preferencialmente, no dia 21 de dezembro, data em que é comemorada o Dia do Atleta. Também serão homenageados os membros da comissão técnica de preparação dos atletas, cujos treinamentos tenham sido realizados no Estado.

O Diploma de Reconhecimento ao Mérito Desportivo também será concedido a todos os atletas que encerrarem sua carreira ou sua participação em eventos esportivos estaduais, nacionais e internacionais.

Em sua justificativa, Massafera lembra que o esporte tem se mostrado ferramenta eficiente de inclusão social, desenvolvimento pessoal e de saúde.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp