Parlamentar participa do programa TV Cela


17/11/2009 11:20

Compartilhar:

A detenta Iara de Mello entrevista Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/AMARYDETENTAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Amary (PSDB) participou, no dia 16/11, do TV Cela, um programa onde as presas da cadeia feminina de Votorantim são as responsáveis pela escolha dos entrevistados, pauta, produção e apresentação do programa, que é gravado dentro da própria cadeia, sob a supervisão do secretário de Cultura, Werinton Kermes.

Maria Lúcia falou de seu projeto de lei, que está para ser votado na Assembleia, que cria o Programa de Saúde da Mulher Detenta. "Todas as mulheres precisam ir periodicamente ao ginecologista para realizar exames preventivos. Quando grávidas, precisam ter assistência ao pré-natal e acompanhamento para uma gravidez sadia. No entanto, as detentas vêm pagando com a saúde o crime que cometeram", diz.

Amary também abordou a questão da construção do CDP feminino de Votorantim. "O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que até o final de 2010, o presídio seja uma realidade", disse.

Ainda segundo a deputada, o projeto do prédio atenderá exclusivamente às necessidades femininas. "Terá creche, playground para que as crianças não vejam as mães atrás das grades, uma equipe de 25 profissionais entre ginecologistas, enfermeiros e assistente social e a revista deixará de ser feita nos familiares e sim nas presas", finalizou. Por fim, Maria Lúcia apoiou, através de depoimento, a criação de cursos de capacitação e iniciativas, tipo a TV Cela, como ferramentas de ressocialização.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp