Seminário Águas Paulistas comemora o Dia Mundial da Água

São Paulo é responsável por metade do tratamento de esgoto realizado no país
23/03/2012 17:52 | Da Redação - Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Seminário Estadual Águas Paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Antonio Mroz, Edson Giriboni, Regina Gonçalves, Beto Trícoli, Marcos Belizário e Rogério Menez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg86918.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 22/3, Dia Mundial da Água, foi realizado no auditório Franco Montoro o Seminário Estadual Águas Paulistas. A deputada Regina Gonçalves (PV) abriu o evento falando da importância da água, em especial para a saúde pública. Em seguida, a parlamentar convidou para compor a mesa o presidente estadual do PV, Marco Antonio Mroz, o secretário estadual de Saneamento e Energia, Edson Giriboni, o deputado Beto Tricoli (PV), o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, e o secretário-adjunto do Saneamento, Rogério Menezes. O evento, solicitado pelo deputado Chico Sardelli (PV), marcou os 20 anos da Declaração Universal dos Direitos da Água, e tem o objetivo de compartilhar com a sociedade paulista os planos e caminhos que estão sendo trilhados para a manutenção da qualidade e quantidade do bem mais precioso do nosso planeta " a água.

Edson Giriboni falou da importância do PV, um partido com representatividade, de ponta, na defesa do meio ambiente. Também o representante da Secretaria de Saneamento se pronunciou afirmando que temos muito a comemorar neste dia. "Hoje, 85 obras de tratamento de esgoto estão em andamento no Estado de São Paulo, sendo 50 destas no interior e 35 como parte do programa de ajuda a pequenos municípios do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Metade do esgoto tratado no Brasil é no Estado de São Paulo e o Plano de Universalização de Saneamento para o Estado, no período de 2011-2020, prevê um investimento de R$ 16.340 milhões da Sabesp em abastecimento da água, coleta e tratamento de esgoto", declarou Menezes.

Fazendo contraponto à parte técnica, o deputado Mroz falou que o PV acha tão importante a água que organiza o partido a partir das bacias hidrográficas. "Estamos na direção certa quando orientamos os novos integrantes a entender um pouco mais sobre as bacias quando entram para o partido", afirmou.

De acordo com o texto da Declaração Universal dos Direitos da Água, este bem faz parte do patrimônio do planeta, e cada continente, povo, nação, região, cidade e cada cidadão é plenamente responsável por ela. A declaração afirma que a utilização da água implica respeito à lei e sua proteção constitui obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza, devendo haver equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

alesp