Grupo Permanente de Atuação Proativa da AGU recebe Prêmio Innovare

Ações civis já resultaram na devolução de R$ 2 bilhões aos cofres públicos
29/03/2012 22:10 | Da Redação: Beth Avelar - foto: Vera Lúcia Massaro

Compartilhar:

 Luiz Inácio Lucena Adams<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prêmio Innovare é concedido ao Grupo Permanente de Atuação Proativa da AGU <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Renault, Carmo Antonio Russo, Luiz Inácio Lucena Adams e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez, Élia Maria Bottero e André Luiz Mendonça <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda do Exército <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2012/fg87077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta quinta-feira, 29/3, no auditório Franco Montoro, ato solene com a finalidade de prestar homenagem à Advocacia-Geral da União (AGU) pelo recebimento do Prêmio Innovare 2011, por desenvolver as melhores práticas no combate ao crime organizado. Solicitada e presidida pelo deputado Fernando Capez, a cerimônia contou com a presença do diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU, André Luiz Almeida Mendonça, ministro advogado-geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams, da procuradora-geral da União, Helia Maria de Oliveira Bettero, do vice-presidente do Instituto Innovare, Sergio Renault, do chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, general Carmo Antonio Russo, da procuradora Janice Ascari, além de membros da AGU, do Ministério Público estadual, do sindicato e das associações dos procuradores.

Segundo o representante da Innovare, o prêmio é concedido há oito anos a autores de práticas inovadoras que trazem benefícios para a sociedade. O Instituto Innovare é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira. Foi criado em 2009 especialmente para sediar o prêmio, e é composto pelas associações de magistrados, membros do Ministério Público, Defensores Públicos, dos juízes federais e dos procuradores de Justiça (AMB, Conamp, Anedep, Ajufe, ANPR), OAB, e pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, com o apoio das Organizações Globo.

"A AGU, em janeiro de 2009, formou um grupo, denominado Grupo Permanente de Atuação Proativa da AGU, composta de 110 advogados da União que atuam exclusivamente na missão de buscar a recuperação judicial de valores desviados dos cofres públicos federais. Em pouco tempo de trabalho, já ajuizou mais de 2 mil ações civis públicas de improbidade administrativa, o que resultou na devolução de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos", declarou Capez.

O diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU, André Luiz de Almeida Mendonça, afirmou que o grupo foi constituído porque não era possível compactuar com os escândalos de corrupção que vinham grassando no país. Para o ministro advogado-geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams, o Brasil vem dando exemplo de maturidade institucional aos países da América Latina e europeus. "O fato é que há pessoas que dignificam o serviço público, e temos orgulho de sermos servidores públicos. Estamos dedicados à missão de combater a corrupção, e a realizaremos com o afinco que ela merece", concluiu. Ao final da cerimônia foram entregues placas comemorativas em reconhecimento à realização de medidas para o fortalecimento da democracia aos membros da AGU Luiz Inácio Lucena Adams, André Luiz Mendonça e Helia Maria de Oliveira Bettero.

alesp