Parlamentar participa do programa Saúde e Vida


02/04/2012 13:05 | Da assessoria do deputado José Bittencourt

Compartilhar:

José Bittencourt durante o programa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg87126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado José Bittencourt

O deputado José Bittencourt (PSD) participou da gravação do programa Saúde e Vida (da TV Alesp), com o tema "O Fenômeno da Hipertensão do Avental Branco", nome de um problema que acomete pessoas que sofrem o aumento da pressão arterial na presença do médico.

Há muito sabe-se que a pressão arterial costuma subir na presença do médico, na maioria dos casos, por pura ansiedade. Contudo, a persistência de altos níveis de pressão em determinados pacientes quando em consulta médica levou à identificação de um problema que foi denominado hipertensão do avental branco (HAB) e que acomete cerca de 20% das pessoas diagnosticadas como hipertensas.

De acordo com o médico responsável pelo setor de Monitoração da Pressão Arterial da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), José Marcos Thalenberg, a HAB pode parecer inofensiva, já que se restringe ao ambiente clínico, porém estudos sugerem que se trata de um quadro dotado de grandes chances de progredir para a hipertensão de fato. Por isso, o indivíduo diagnosticado com o problema precisa de monitoramento frequente. Mas remédios anti-hipertensivos somente são indicados em casos de pacientes que já sofram de risco cardiovascular, como os diabéticos.

Além de Bittencourt, também participaram da gravação do programa o médico José Marcos Thalenberg e Maria Tereza Zanella, endocrinologista. (pm)



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp