Notificação por correio da data de expiração da CNH


03/04/2012 20:37 | Da Redação

Compartilhar:

Projeto determina a notificação, via correio, da data de expiração da validade da CNH<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg87170.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 516/2011, de Maria Lúcia Amary (PSDB), determina a notificação, via correio, da data de expiração da validade da Carteira Nacional de Habilitação. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deve cumprir a determinação com 60 dias de antecedência, tempo necessário para que o motorista providencie a regularização de sua situação.

Conforme explica a deputada Maria Lúcia Amary, a propositura vem ao encontro de inúmeros reclamos e advertências da sociedade, inclusive, dos próprios setores de expedição e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, transmitidas pelas autoridades responsáveis pelas Circunscrições Regionais de Trânsito de São Paulo (Ciretrans), considerando as obrigações do cotidiano das pessoas, que muitas vezes as levam a negligenciar certos deveres pontuais demarcados por largos períodos de tempo. "Apesar de reconhecermos a ciência do prazo de validade da carteira de habilitação, parte significativa dos condutores de veículos automotores acaba por se esquecer de verificá-lo. Assim, corre o risco de circular inabilitadamente e sofrer as sanções previstas na legislação específica e os ônus e transtornos em decorrência da condução ilegal do veículo", explica. A deputada considera que deve ser inaugurada uma nova relação entre a sociedade paulista e o Poder Público sobre as obrigações dos cidadãos, contribuindo significativamente pela preservação da ordem normativa instituída pelo organismo de trânsito do Estado. (FRC)

alesp