Araçatuba pode ganhar faculdade de medicina


09/04/2012 10:08 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:

Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Itamar Borges (PMDB) apresentou expediente solicitando que seja criada e instalada, em Araçatuba, uma faculdade de Medicina para ser gerida pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" " Unesp.

O Estado de São Paulo possui apenas oito faculdades de medicina públicas, sendo que seis são administradas pelo governo estadual e duas pelo federal.

"Apesar do número, essas faculdades estão mal distribuídas geograficamente e a região de Araçatuba não possui faculdade de medicina havendo, inclusive, falta de médicos em algumas especialidades" justificou o deputado.

A instalação do curso é uma antiga reivindicação da população daquela região, que convive com a falta de médicos. Os estudantes são obrigados a percorrer grandes distâncias para frequentar os cursos de medicina, o que torna a faculdade bastante onerosa para as famílias da região.

"O município de Araçatuba já possui um respeitado campus da Unesp na área de saúde, com cursos de odontologia e medicina veterinária e possui estrutura para receber a faculdade de medicina" disse Itamar.

De acordo com o deputado, o governador Geraldo Alckmin, em visita ao município, em fevereiro de 2011, declarou todo seu apoio à criação da faculdade em Araçatuba gerando esperança aos estudantes, profissionais da área e toda a população que sempre espera melhorias na área de saúde.



itamarborges@al.sop.gov.br

alesp