Parlamentar defende redução da tarifa do ponto a ponto


09/04/2012 18:32 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid participa do lançamento do Ponto a Ponto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, deputado Edmir Chedid (DEM), participou na segunda-feira, 9/4, da cerimônia que marcou o início da operação do Sistema Ponto a Ponto nas rodovias. O modelo, que privilegia a cobrança por quilômetro rodado ao invés do trecho percorrido, foi implantado em fase experimental na SP-360, entre Itatiba a Jundiaí. O sistema foi desenvolvido com base em modelos adotados na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo o parlamentar, funcionará a partir dos pórticos com antenas ao longo da rodovia. "O usuário pagará o valor proporcional ao trecho percorrido. Por isso, quem pagava R$ 2,00 para se locomover em Itatiba passou a pagar R$ 0,60. Na prática, quase mil famílias que moram no entorno da praça de pedágio de Itatiba serão beneficiadas com o sistema", comentou Edmir Chedid.

Na ocasião, ele disse que a implantação do sistema resultou de um trabalho desenvolvido pela Comissão de Transportes e Comunicações junto ao governo do Estado. "O trabalho da comissão continua com a finalidade de buscar a redução das tarifas dos pedágios. Este foi um progresso importante, conquistado na Alesp, mas que ainda precisa avançar muito mais".

A cerimônia do início da operação do sistema contou, ainda, com o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e a diretora da Artesp Karla Bertocco Trindade.



echedid@al.sp.gov.br

alesp