Postos de GNV só poderão abastecer veículos com selo do Inmetro


12/04/2012 20:35 | Da redação

Compartilhar:

Posto de abastecimento de GNV<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113434.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto Lei 1.017/2011, do deputado Rodrigo Moraes (PSC), proíbe os postos de combustível de realizar abastecimento com gás liquefeito de petróleo (GNV) em veículos que não estejam identificados com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que é exigido pela Portaria 122/2002 do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior. O estabelecimento que contrariar a norma ficará sujeito à multa de 500 Ufesps (R$ 9,2 mil).

Rodrigo Moraes explica que, apesar do o GNV ser um combustível seguro, somente as vistorias realizadas por órgãos credenciados pelo Inmetro podem garantir de todos os componentes do kit (cilindro, dutos e válvulas).

"A segurança do GNV, todavia, depende da estrita observância às normas, inclusive durante o abastecimento, por isso a exigência do selo de conformidade do Inmetro", explica. (FRC)

alesp