Criação de Fatec e Etec na região de Presidente Prudente


16/04/2012 15:33 | Da Assessoria do Deputado Mauro Bragato

Compartilhar:

Ft- Bragato: Projetos de lei visam a criação de uma Etec e uma Fatec no Pontal do Paranapanema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O parlamentar apresentou os Projetos de Lei 196 e 197, ambos de 2012, que tratam da criação de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) no município de Presidente Epitácio e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Teodoro Sampaio, duas unidades vinculadas ao Centro Paula Souza.

De acordo com os projetos, a ETEC em Presidente Epitácio e a Fatec em Teodoro Sampaio oferecerão cursos de ensino técnico e médio e de graduação tecnológica, que serão definidos de acordo com a vocação profissional existente na região, como no agronegócios.

Segundo Mauro Bragato (PSDB), o Pontal do Paranapanema possui cerca de 12 mil quilômetros de área no extremo oeste do Estado de São Paulo, onde estão localizados 21 municípios. É uma das regiões mais pobres do Estado, mas localiza-se em posição geográfica estratégica, próxima aos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e na rota do Mercosul.

Para Bragato, a implantação da Etec e da Fatec atenderá os jovens da região que buscam o aprendizado técnico-profissional, mas têm dificuldades de freqüentar uma escola técnica gratuita distante de suas cidades. Os PLs estão sendo analisados na Assembleia.

O Centro Paula Souza é uma autarquia do governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que administra 52 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 157 municípios paulistas e conta com 54.657 alunos matriculados nos 61 cursos de graduação tecnológica, oferecidos pela instituição.

alesp