Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Renato Masson


17/04/2012 11:39 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

A espera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113498.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Masson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113497.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fascinado e animado pelo mito da Antiguidade, Renato Masson sabe que, dentro de uma certa medida, o domínio que adquiriu baseia-se nas técnicas antigas readaptadas aos nossos tempos.

Se para esse jovem escultor o passado morreu e a sensibilidade grega desapareceu, por outro lado sabe que deve pertencer ao seu próprio tempo, isto é, ao tempo presente.

A obra de Renato Masson ultrapassa os problemas de estilo e exprime sua mensagem por intermédio do mito da vida antiga e do mito da vida moderna. Possuidor de uma fé juvenil e tenaz, dirige sua criatividade artística de modo especial à escultura, ou melhor, à modelagem em barro, no concreto aerado e em bronze.

Seu talento é dirigido por sua intuição, mais do que por seu espírito consciente. Essa intuição o conduz a uma concepção moderna da modelagem. Suas inclinações o conduzem a efeitos intensificados que são controlados por um sentido inato da proporção e da forma.

Certos rostos se transformam em máscaras de traços fixos, cheios de paixão violenta. Na imagem figurativa permanece o fundamental de sua criatividade: o volume fechado é que merece sua maior atenção. O côncavo é utilizado com moderação, não afetando o volume.

O registro de suas obras compreende na maioria corpos unidos, cabeças simples modeladas, figuras femininas isoladas. Em A Espera, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Renato Masson trata as formas e as proporções dos corpos que cria da maneira mais livre e dentro de um expressionismo singular.



O artista

Renato Masson, pseudônimo artístico de Renato Luiz Masson, nasceu em 1979, na cidade de São Carlos, SP. Formou-se na Faculdade de Educação Artística com habilidade em artes plásticas, em Jaboticabal (SP).

Possui conhecimento em diversos tipos de moldes, desenvolve massas, materiais recicláveis, pinturas, desenhos e outros. Desenvolve projetos, ministra aulas de resina e aulas na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, no Museu Cerqueira César no Sesc São Carlos, em ateliês particulares nas cidades de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal. É professor de pintura e escultura na Faculdade de Educação Artística de Jaboticabal.

Participou de várias exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), SP (1999); Museu Histórico Cerqueira César, São Carlos, SP; Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, São Carlos, SP; I e II Espaço Cultural Faber-Castell; Espaço Cultural de Barra Bonita, SP; 7º Salão no Colégio Cecília Meirelles, São Carlos, SP (2000); 8º Salão na Escola de Educação Infantil Pequeno Aprendiz, São Carlos, SP; Bienal de Artes e Cultura de Jaboticabal, SP (2001); 19ª Salão Oficial de Belas Artes de Matão (Sobam), SP; XXVII Semana de Portinari (2002) e Espaço Cultural V Centenário, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2003).

Possui obras em inúmeras coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp