Frente Parlamentar das Ferrovias debate problemas da malha paulista

Reunião desta quinta-feira vai contar com a participação do presidente da América Latina Logística
17/04/2012 22:18 | Da Redação

Compartilhar:

 América Latina Logística (ALL)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113523.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), realiza nesta quinta-feira, 19/4, às 10h, no plenário José Bonifácio da Assembleia de São Paulo, sua terceira reunião para debater um dos maiores problemas do Estado: o abandono dos trens de passageiros e a dificuldade no transporte de cargas. A discussão contará com a presença do presidente da América Latina Logística (ALL) " Malha Paulista, Pedro Roberto Oliveira Almeida. A ALL é a principal concessionária da malha ferroviária no Estado de São Paulo e vem sofrendo uma série de críticas de prefeitos, autoridades e cidadãos de diversas regiões.

Para o coordenador da frente, o relacionamento da concessionária com prefeitos e a população do Estado de São Paulo tem sido um desastre. Sua avaliação tem por base experiências colhidas desde que foi relator da CPI das Ferrovias paulistas, encerrada em 2010. Bragato produziu um relatório que consiste em um verdadeiro diagnóstico da situação da malha ferroviária paulista, trazendo a público o inquérito realizado pela Polícia Federal, na chamada operação Fora dos Trilhos, que investigou a ALL e apurou crimes praticados contra os bens das extintas Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.).

Esta será a terceira reunião da frente, para a qual foram novamente convidados parlamentares, prefeitos, representantes do Poder Público, entidades sindicais, empresários e representantes da sociedade civil, para debater a concessão do transporte sobre trilhos no Estado de São Paulo.

A Frente das Ferrovias foi instalada em novembro do ano passado e tem o objetivo de buscar soluções para a expansão e o aproveitamento do que resta da malha ferroviária paulista após a privatização da Fepasa e de sua transferência para a Ferroban, hoje América Latina Logística (ALL).

Os dois primeiros encontros, com cerca de 100 participantes cada um, contaram com a participação de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e sindicalistas, além de palestrantes como Josef Barat, Ralph Menucci Geisbrecht e Adriano Murgel Branco, e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

alesp