Museu de Arte - Dia Nacional do Índio


18/04/2012 15:07 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Maternidade Kamayura, de Elon Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Xavantes Tocando Flauta, de Gisele Ulisse<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anchieta e o Curumin, de Maurício Takiguthi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Villas Boas, de Ryszard Polski<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Perfil de Índio 1, de Prescila Mazzola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Índia Carajá, de Rosa Godoy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abaeté, de Val Santinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dia Nacional do Índio: uma homenagem da arte e dos artistas aos Indígenas brasileiros



Atendendo aos apelos do Marechal Rondon e a exemplo dos demais países americanos, o presidente Getúlio Vargas instituiu, em 1943, o Dia do Índio no Brasil, determinando que a data fosse comemorada anualmente a 19 de abril.



O Dia do Índio tem origem no I Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940, no México. Na ocasião, os representantes de diversos países americanos presentes no congresso decidiram convidar indígenas para participar do evento. A comissão encarregada de fazer o convite, no entanto, encontrou resistência por parte dos índios, que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados de reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas.



Dias depois, em 19 de abril, convencidos da importância do evento na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. A partir de então, a data passou a ser consagrada ao índio em todo o continente americano.



Trata-se de uma excelente ocasião, pois, para homenagear a data através do pincel de artistas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que, com sensibilidade, retrataram figuras de etnias indígenas de nosso país.







Abaeté, de Val Santinho "Com pinceladas encorpadas e um desenho movimentado, a artista narra o tema escolhido, no caso o modus vivendi dos verdadeiros donos da terra. Ela obedece a um critério de correspondências e progressões da luz. O quadro pintado vivifica num fervor de estrutura que não basta a si própria".



Perfil de Índio 1, de Prescila Mazzola "A artista domina tanto a técnica quanto a distribuição equilibrada da massa cromática sobre a superfície. Todos os elementos de sua obra são indicativos de uma forte personalidade artística".



Maternidade Kamayura, de Elon Brasil "No contexto das ambientações pictóricas do artista, encontramos a expressão de um verdadeiro temperamento de antropólogo, caloroso defensor que é dos povos que habitam nossas terras desde antes do Descobrimento, na realidade os verdadeiros donos da terra de Santa Cruz".



Anchieta e o Curumin, de Maurício Takiguthi "Sua pintura possui um íntimo sabor espiritual e alcança um perfeito equilíbrio entre os valores internos humanos e aqueles plásticos da expressão. Criando um estilo totalmente original e um gosto refinado do retrato, o artista sabe amadurecer o instintivo sentido da cor, disciplinando a arte de usá-la com cuidadosa medida e com robusta variedade de acordes".



Orlando Villas Boas, de Ryszard Polski "Com habilidade e exuberância, o artista experimenta as múltiplas e mais interessantes formas do figurativo, as quais evidenciam sua forte personalidade e uma excelente maestria no uso das técnicas mais funcionais e mais expressivas da pintura contemporânea".



Xavantes Tocando Flauta, de Gisele Ulisse "A arte desta pintora parece estar sintetizada e englobada por uma conhecida frase de Gauguin: "No homem como no pintor cada coisa é um exemplo". A realidade é, de fato, o "exemplo" onde a pintora atinge a matéria para criar obras que constituem o melhor exemplo de estética contemporânea e onde ela mesma transparece".



Índia Carajá, de Rosa Godoy "Atrás da luminosidade de suas cores, a pesquisa da artista se libera em direção a novas soluções estilísticas, expressando uma autenticidade voltada ao lirismo".

alesp