Vacinação gratuita contra o HPV


18/04/2012 19:09 | Da Redação

Compartilhar:

Vacina <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 217/2012, da deputada Beth Sahão (PT), obriga a Secretaria da Saúde a oferecer gratuitamente a vacina contra o HPV-Papiloma Vírus Humano para as mulheres que necessitem da imunização.

A Secretaria da Saúde também deverá promover campanhas de esclarecimentos à população sobre as formas de transmissão do vírus e prevenção da contaminação, bem como campanhas anuais de vacinação da população feminina, com ampla divulgação pelos meios de comunicação.

Beth Sahão explica que o HPV é responsável por vários problemas de saúde, atingindo principalmente as mulheres. As infecções, predominantemente, ocorrem por contato sexual e a forma sintomática da doença é o aparecimento de verrugas na área genital. "Existem mais de duzentos subtipos de HPV. As variantes do vírus de maior risco são os que provocam o câncer de colo uterino. Essa doença é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, perdendo em quantidade apenas para o câncer de pele e de mama", alerta.

Segundo a deputada, a vacina recombinante quadrivalente previne o câncer de colo de útero e outros tipos de lesões causadas pelo HPV. Ela é indicada para mulheres e meninas dos nove aos 26 anos, e é realizada por prescrição médica em três doses. "No Brasil apenas as mulheres que têm condições de pagar uma clínica particular têm acesso a essa vacina, a um custo muito alto", lamenta. (FRC)

alesp