Ato Regional de Apoio ao Rio Turvo


18/04/2012 17:53 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:

Carlão Pignatari (esq.) no ato regional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlão Pignatari (PSDB) participou, em 16/4, do Ato Regional de Apoio ao Rio Turvo e às Cachoeiras de Talhadão e São Roberto, realizado na Câmara Municipal de São José do Rio Preto. O evento foi promovido pela Associação de Defesa do Meio Ambiente dos Rios Turvo e Preto (Amertp), que luta contra a construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), proposta pela empresa Encalso.

Na oportunidade, foi anunciado que a Cetesb negou licença de construção para duas usinas hidrelétricas no rio Turvo, nas cachoeiras do Talhadão, em Palestina, e de São Roberto, em Pontes Gestal. Pignatari participa do movimento desde seu início, em 1º/10/2011.

De acordo com o parecer técnico, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) apresentado pela empresa não foi aprovado pela Cetesb, que considerou "inviável ambientalmente" o empreendimento. Segundo a empresa, a quantidade de energia que seria gerada pelas PCHs, de 12 megawatts para a do Talhadão e de 16 megawatts para a de São Roberto, não compensaria o impacto ambiental.

Em seu discurso, o deputado Carlão enfocou trecho do parecer técnico, como o custo/benefício ambiental; os impactos que acarretariam na flora e fauna; conflitos de uso do trecho do rio; e pressões que provocaria sobre as infraestruturas urbanas em uma região com baixa oferta de aparelhos públicos, notadamente sobre os serviços de saúde.



carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp