Projeto de lei por um SUS melhor mobiliza Sudoeste paulista


19/04/2012 14:23 | Da assessoria do deputado Ulysses Tassinari

Compartilhar:

Ulysses Tassinari e equipe de trabalho em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113638.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ulysses Tassinari (PV) intensificou o trabalho de coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular que propõe o investimento de pelo menos 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. "Segundo o Ministério da Saúde, 150 milhões de brasileiros dependem, exclusivamente, do Sistema Único de Saúde. Isso mostra a necessidade de garantir um percentual mínimo do Orçamento federal para a saúde", disse Tassinari.

O sudoeste do Estado conta com mais de 40 pontos para angariar a participação da população. As listas estão em lojas, consultórios e entidades públicas. Um trabalho realizado pelos assessores do deputado. Só na Santa Casa de Itapeva, em menos de um mês, alcançou-se mil participações. O primeiro levantamento mostrou que, até agora, a mobilização captou perto de 2.500 assinaturas. "Nossa expectativa é dobrar esse número nos próximos 30 dias", avalia o parlamentar.

O projeto de iniciativa popular só será apresentado ao Congresso Nacional quando alcançar pelo menos 1,4 milhão de assinaturas. Isso equivale a 1% do eleitorado nacional. A lei que regula a iniciativa obriga a participação de pelo menos cinco Estados, com no mínimo 0,3% dos eleitores de cada unidade federativa. Em todo o país, a mobilização é liderada pela Associação Médica do Brasil (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM).



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp