Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe

Servidores participam do evento e pedem mais investimentos do Executivo no instituto
26/04/2012 22:05 | Da assessoria do deputado Marcos Martins - Fotos Marco Cardelino

Compartilhar:

Ulysses Tassinari, João Elisio, Marcos Martins, José Luiz Moreno, Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Elisio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113908.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jose Luiz Moreno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113909.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório do lançamento da frente parlamentar em defesa do Iamspe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2012/fg113910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 26/4, a Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, órgão estadual responsável por prestar assistência médica e hospitalar a funcionários e servidores públicos do Estado, inclusive inativos.

Durante o lançamento, coordenado pelo deputado e presidente da Comissão de Saúde, Marcos Martins (PT), servidores de várias categorias reivindicaram mais recursos para o financiamento do serviço prestado pelo instituto, que, hoje, é responsável no Estado pelo atendimento de cerca de 800 mil cadastrados e 1,3 milhão de usuários. Os trabalhadores querem reajuste para 2% da cota-parte do governo, já que os recursos complementares vêm da contribuição mensal dos servidores.

A frente tem várias propostas de trabalho. Entre elas, a realização de audiência pública para debater a situação do Iamspe no Vale do Paraíba e uma reunião com o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, a qual o órgão está atualmente vinculado. Os servidores avaliaram ainda que a frente deve analisar com profundidade o PL que transforma o instituto em uma autarquia especial, assegurando o emprego e os direitos dos funcionários.

"O nosso objetivo como parlamentares e membros da Frente em Defesa do Iamspe é ser mais uma ferramenta de luta dos trabalhadores, porque somente juntando forças podemos fazer com que o governo se movimente e invista tanto na saúde dos servidores como na do povo paulista de um modo geral, transformando-a em um mecanismo de excelência", justificou Marcos Martins.



Serviços prestados



Os servidores aproveitaram o lançamento da frente para criticar a gestão da saúde paulista, principalmente a prestação de serviços ligados ao Iamspe. Reclamaram da falta de funcionários e da sobrecarga dos poucos existentes. Além disso, denunciaram o que chamam de "sucateamento" e privatização do Hospital do Servidor Público que, na avaliação deles, já foi referência para saúde paulista. "O quadro de funcionários está deficitário, prejudicando o atendimento. Temos cerca de 300 funcionários afastados por licença médica de um universo de 5 mil, e outros trabalham muitas vezes doentes para atender os trabalhadores", disse Ivan Lima, presidente da Cipa do Iamspe.

Os trabalhadores complementaram as demandas da frente com a posposta de debater a ampliação do atendimento dos serviços do Iamspe no interior paulista, de convênios com redes médicas e hospitalares, e implantação de atendimento de saúde mental para todos os servidores.

Participaram do lançamento da frente os deputados estaduais Marco Aurélio (PT), Ulysses Tassinari (PV), Olimpio Gomes (PDT), Ana do Carmo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL).



Membros da Frente Parlamentar



Olimpio Gomes; Carlos Giannazi; Pedro Bigardi; Ulysses Tassinari; José Bittencourt; Enio Tatto; Marcos Martins; Luiz Moura; Simão Pedro; Hamilton Pereira; Carlos Grana; Gerson Bittencourt; Geraldo Cruz; Adriano Diogo; João Paulo Rillo; Alencar Santana; Telma de Souza; Donisete Braga; Ana do Carmo; Isac Reis; Welson Gasparini; Heroilma Tavares; Ana Perugini; Carlos Bezerra; Jooji Hato; Roberto Massafera; Rui Falcão; José Zico Prado; Marco Aurélio de Souza; Luiz Carlos Gondim e Afonso Lobato.Ulysses Tassianri, João Elisio, Marcos Martins, José Luiz Moreno P. Leite e Olímpio Gomes

alesp