Museu de Arte - Ana Butrico elabora paisagens imaginárias envolvidas em atmosfera de romântica melancolia


04/05/2012 10:36 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Margaridas" Clique para ver a imagem "> Ana Butrico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114013.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Traduzir as mais sutis vibrações interiores, numa constância de cores impalpáveis, partindo da realidade visual, é uma conquista plena para a artista Ana Butrico.

É raro encontrarmos nos dias de hoje uma sensibilidade tão palpável nos confrontos de uma natureza que sempre mais se afasta do caos de nossa vida.

Com suas paisagens e suas visões, Ana Butrico nos lembra a presença da natureza, não como sonho ou romântica percepção das coisas, mas como um nosso "poder" de imaginação e de beleza, de uma existência ainda fundada sobre valores essenciais e profundos, simples e sadios.

Suas composições paisagísticas estão bem longe de uma transposição realística do tema. A paisagem é quase uma fábula, contada em tons calmos que, ao primeiro exame, podem parecer excessivamente suaves e velados por uma romântica melancolia, mas subentendem uma participação concreta, quase existencial, do pintor no ambiente.

Assim, quem observa a obra, mesmo gradativamente, acaba por penetrar na realidade subseqüente ao traço e à cor, e viver na mesma intensidade que a fabula do conto. Com cores transparentes e delicadas, suas composições são leves, palpitantes e possuem a frágil e maravilhosa consistência dos sentimentos.

A obra "Margaridas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, transmite uma atmosfera de cenografia exatamente pelo efeito característico de sua técnica. Suas criações desejam ser também um chamamento à simplicidade de um mundo em solidão que procura esconder uma ansiedade hoje mais evidente do que ontem.



A artista



Ana Butrico, pseudônimo artístico de Ana Maria Corvello Butrico, nasceu em São Paulo em 1954. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado e especializou-se em publicidade na Escola Panamericana de Artes. Concluiu ainda um curso de pintura acadêmica no atelier de Pedro Alzaga e outro de desenho no atelier de Dalton de Luca.

Participou das seguintes exposições: Espaço Cultural do E.C.Pinheiros, SP (1999); "Arte e Estilo", Espaço Cultural do Blue Tree Towers Morumbi, SP; "Integração Brasil 2002; Palácio do Comércio, Maceió, AL; Teatro Nacional de Brasília; Espaço Cultural Brasilton Contagem, MG; Espaço Cultural da Escola Superior de Defensoria Publica, RJ; Teatro da Casa do Comercio, Salvador, BA; Centro Cultural e Histórico de Itapetininga, SP e "Arte Solidária", Fundação Gol de Letra, Estação Julio Prestes, SP (2002); I Mostra Darcy Penteado, Museu Brasileiro da Escultura, SP; Galeria de Arte Brasil, Campos de Jordão, SP; Espaço Monjolo, Ilha Bela (2003).

Recebeu a medalha de ouro do Salão Integração Brasil 2002 e está catalogada no Anuário Arte e Artistas dos Anos 2001 e 2002 e no catalogo Joy do ano 2003.

Suas obras encontram-se em coleções particulares de diversas cidades brasileiras e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp