Estado deve iniciar levantamento sobre pedidos de outorga de água


04/05/2012 10:57 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Audiência com Edson Giriboni (centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114016.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência na quinta-feira, 3/5, com o secretário de Recursos Hídricos, Edson Giriboni, Hamilton Pereira (PT) foi informado de que a partir de 1º de junho o governo do Estado deve iniciar levantamento sobre pedidos de outorga de uso de água na agricultura. O levantamento será feito através de cadastramento feito pelos próprios interessados no site do DAEE (Departamento de Águas e energia Elétrica), através de formulário online.

"Temos um volume de recursos hídricos e precisamos fazer um levantamento sobre a demanda para realizar a distribuição com responsabilidade", afirmou o secretário.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorocaba e Região, Luiz Marcello, que participou da agenda, os produtores rurais não conseguem ter acesso a financiamentos devido à necessidade da outorga da água. "Fizemos um acordo com o Banco do Brasil para que no período de cerca de um ano, em que estará sendo feito o levantamento, seja aceita a autodeclaração", explicou Leila.

Segundo Luiz Marcello, hoje, produtores que dispõem de recursos financeiros, conseguem a outorga a partir da contratação de projetos, que custam em média R$10 mil. O problema, segundo Leila, deve ser sanado a partir do cadastramento dos produtores a partir de 1º de junho. Também participou da audiência o representante da Cooperativa Central de Produção Rural e Abastecimento (CCPRA), Claudinei Bernardino, que é de Porto Feliz.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp