Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Walmir Binhotti


07/05/2012 12:04 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Escritor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maestro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cartaz da exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walmir Binhotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob o título As Mãos em Destaque, encontra-se aberta até 12 de maio próximo, no Espaço Cultural 5º Centenário, a exposição do pintor catarinense Walmir Binhotti.

Para esse artista, pintar é um jogo fascinante e, ao mesmo tempo, alucinante. Trata-se, pois, do próprio jogo da vida sempre em equilíbrio entre o hoje e o amanhã e particularmente para o artista, entre o hoje e o ontem.

Vale salientar que nossa visão cientifica da vida ainda está no estado de magia e de exorcismo, enquanto as possibilidades da mente humana são ainda românticas e ideais. Portanto, uma recordação, uma fé constituem o antídoto à rudez da verdade.

Uma das qualidades da pintura de Walmir Binhotti é envolver o espectador na simplicidade de sua visão, longe de efeitos fáceis e superficiais. Seu cromatismo e sua técnica estão longe de qualquer suspeita de improvisação.

No caso dessa nova série na qual o artista enfatiza as mãos dos personagens enfocados, o seu discurso pictórico oscila entre a doçura do gesto e a recordação de um passado idealizado, embora projetando uma ponte entre o singular e o real.



A mostra

Inaugurada no último dia 2 de maio, com a presença de inúmeros artistas, críticos de arte e catarinenses residentes em São Paulo, a exposição As Mãos em Destaque pode ser visitada diariamente, das 9 às 19h, exceto aos sábados e domingos, no Espaço 5º Centenário do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp