São Paulo fará levantamento da Pegada Ecológica


08/05/2012 09:47 | Das assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Tricoli (3º à esq.) debate ações ecológicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou da cerimônia de assinatura de termo de cooperação entre governo do Estado, prefeitura de São Paulo e a ONG WWF para a realização de levantamento da Pegada Ecológica do Estado de São Paulo. O estudo já está em andamento e a expectativa da WWF é de que os resultados sejam apresentados durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, prevista para junho, no Rio de Janeiro.

A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em 20/4, e contou com a presença do secretário Bruno Covas, da secretária-geral da WWF Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, do vereador de São Paulo, Geraldo Natalini, do secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge e do coordenador do Programa Cerrado-Pantanal do WWF-Brasil, Michael Becker.

O conceito de "Pegada Ecológica" é utilizado para medir o tamanho de áreas produtivas, sejam terrestres ou marinhas, necessárias para criar ou manter os hábitos de uma determinada população, seja de um país, de um estado, de um município, ou até mesmo de uma pessoa.

A partir da Pegada Ecológica é possível ter dimensão do custo ambiental que representa as formas de alimentação, moradia, locomoção, lazer, consumo, por exemplo. (jr)

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp