Pontal transformará armazém ferroviário em espaço cultural


08/05/2012 10:11 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Adriana Cardoso, Engler e Márcio Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114077.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prefeitura de Pontal, por meio de sua diretoria de Cultura e Turismo, planeja transformar um armazém ferroviário e outras construções históricas em um grande espaço cultural. O projeto prevê a revitalização de edificações já erguidas, com as devidas adaptações para transformá-las em um auditório cine-teatro com 210 lugares e uma ampla sala de exposições.

O município busca apoio do governo do Estado para financiar o projeto. Com a intermediação do deputado Roberto Engler (PSDB), o prefeito Antonio Frederico Venturelli, a diretora municipal de Cultura e Turismo, Adriana Cardoso Silva, o chefe da Casa da Cultura, Márcio Lopes, estiveram em São Paulo tratando da liberação de R$ 650 mil.

O antigo armazém ferroviário foi construído em 1904, tem 650 metros quadrados e se localiza em área de 50 mil metros quadrados, ao lado de outras construções históricas, a uma distância de 100 metros da Praça da Matriz, no coração da cidade.

O complexo ferroviário reúne outras condições que o tornam especial, como sua localização num entroncamento das antigas ferrovias Paulista e Mogiana, ostentando características da arquitetura de ambas, fato raro no país. Além disso, se trata de edificação de carga e descarga interna, outra singularidade. "A proposta se enquadra dentro do que o governador Geraldo Alckmin costuma apoiar. Acredito no sucesso da reivindicação", afirmou Engler. (pm)

rengler@al.sp.gov.br

alesp