Seminário aborda melhor gerenciamento dos resíduos da construção civil

Processo deve envolver geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e de destino
17/05/2012 18:24 | Da redação Walkyria di Pietro Foto

Compartilhar:

Fernando Pinheiro Pedro, Flávio de Miranda Ribeiro e Ronaldo Hipolito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114406.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Watanabe, Rubens Rizek e José Henrique Borba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114407.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), o seminário Resíduos Sólidos na Construção Civil " Soluções e Oportunidades abordou nesta quinta-feira, 13/5, a correta gestão dos resíduos das obras de engenharia, envolvendo geradores, transportadores, áreas de beneficiamento e de destino.

O evento, que teve apoio do deputado Campos Machado (PDT), foi aberto pelo presidente do Sinduscon, Sérgio Thiago Watanabe. O empresário ressaltou a importância da parceria entre governo, iniciativa privada e de entidades afins para que se obtenham avanços na questão ambiental. Falou ainda sobre a sobre a importância de se implantarem áreas de triagem, recicladoras e aterros que em quantidade compatível com o crescimento da construção civil.

O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek, falou sobre técnicas e políticas de sustentabilidade, citando a importância da gestão, destinação e reciclagem de resíduos tanto na melhoria da qualidade construtiva quanto no impacto no clima. Segundo Rizek, as propostas levantadas no encontro estão em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja lei foi sancionada em 2010.

Participaram como palestrantes Ronaldo Hipólito, do Ministério do Meio Ambiente; Flávio de Miranda Ribeiro, assessor técnico da Cetesb; e o advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro.

alesp