70% dos presos que cumprem pena voltam a cometer delitos


21/05/2012 10:36 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini, no debate em Itapetininga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A informação é do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud): 70% dos presos que cumprem suas penas voltam a cometer delitos. "Isso prova que construir presídios e mais presídios dentro do Estado de São Paulo não vai resolver o problema da criminalidade", disse a deputada Ana Perugini (PT), nesta quinta-feira, 17/5, em Itapetininga, no fórum de debates sobre o projeto de lei de sua autoria que prevê compensação aos municípios que abrigam ou venham a abrigar unidades prisionais.

Para se ter uma ideia da atual conjuntura do sistema prisional no Estado, existem 151 unidades prisionais, em 81 municípios, segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Administração Penitenciária. A deputada informou ainda que está em curso um plano de expansão: são 15 novas unidades em construção; duas em processo de licitação; oito em trâmites preparatórios para licitação; cinco aguardando decreto de utilidade pública; e 12 áreas em estudo.

Com a chegada dos presídios, todo o sistema de segurança da cidade fica comprometido, afirma a parlamentar, uma vez que há um aumento de processos nos fóruns e aumento da criminalidade em decorrência da retirada da Polícia Militar das ruas para fazer escoltas de presos. "E o pior disso tudo, é que o governador manda os presídios, mas não manda um só delegado a mais, não manda sequer um policial militar, escrivão de policia, investigador, nada", desabafa a deputada.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp