Licenciamento ambiental é tema de debate da Frente da Mineração com Cetesb e AES Tietê
O presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Otávio Okano, e o diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental, Geraldo do Amaral, participaram de reunião da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 9/5. O encontro foi presidido pelo deputado João Caramez (PSDB), coordenador da FPAM, e teve como objetivo discutir possíveis soluções para a morosidade na concessão e renovação dos licenciamentos ambientais para a atividade minerária.
"A mineração tem grande importância para a economia e para a qualidade de vida da população. Por isso, é preciso adotar procedimentos mais eficientes na regulação e fiscalização da atividade para que não fique comprometido o suprimento dos recursos minerais produzidos no Estado", disse Caramez.
Durante a reunião, os representantes da Cetesb fizeram uma explanação sobre a atuação da companhia. Segundo Okano, após sanção da Lei 13.542, em 2009, o órgão ganhou fôlego institucional de uma verdadeira agência ambiental. Ele ressaltou que agora há apenas uma única porta de entrada para os pedidos de licenciamento ambiental, que antes passavam por quatro departamentos do sistema estadual de meio ambiente.
A AES Tietê, também convidada para a reunião, foi representada pela gerente de Meio Ambiente e Projetos Corporativos, Sonia Hermsdorff, e pela especialista ambiental Gisele Teruel Scavassa, que contribuíram para esclarecer as questões relativas ao processo de anuência da empresa para a extração de areia na área dos reservatórios sob sua concessão. Participaram da reunião representantes do setor e os deputados estaduais Samuel Moreira (PSDB), Ulisses Tassinari (PV), Roberto Trícoli (PV) e Itamar Borges (PMDB).
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
- Alesp autoriza adesão do Estado de SP ao programa federal de transparência fiscal
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições