Homenagem à Unaccam


21/05/2012 19:42 | Foto Roberto Navarro

Compartilhar:

Nise Yamaguchi, Luiz Henrique Gebrim, Edson Ferrarini, Maria Eugênia Chiarino e Roberto Godinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada em 21/5 para comemorar o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, o deputado Edson Ferrarini (PTB) ressaltou a dedicação das voluntárias da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), nas pessoas de Maria Eugenia Chiorino Lopez, presidente da Unaccam, Ermantina Ramos (Tininha); Maria Jacob Yamamoto, Maria Neusa Sanfins Fornazieri e Maria de Lourdes Silva do Nascimento. "Vocês me contagiaram de tal forma, que o meu gabinete aqui na Assembleia Legislativa sempre está com as portas abertas para a Unaccam. Posso dizer que após conhecer o trabalho sério que vocês fazem, após assistir uma aula desse curso, me encantei com a dedicação, entusiasmo e competência com que tudo é feito, buscando ajudar, orientar e amparar as mulheres acometidas pela doença. Tive oportunidade de assistir a dedicação de corpo e alma em prol do semelhante", afirmou o deputado.

"Os amigos da Unaccam estão em condições de prestar todo o esclarecimento necessário e mais do que isso, levar o conforto e os caminhos que podem levar a melhor qualidade de vida e como é possível vencer cada uma das etapas", disse Ferrarini, ressaltando a assistência multidisciplinar que deve ser dedicada aos pacientes: "Enfermeiro, equipe médica, oncologistas, mastologistas, psicólogo, psicoterapeuta, nutricionista, fisioterapeuta, voluntários e assistente social. Isso junto com o pessoal da Unaccam, que promove um alento que é fundamental.

Em uma homenagem especial aos assistentes sociais, cuja data é comemorada em 15/5, Ferrarini enalteceu a atuação de Roberto Aparecido Godinho como um exemplo de amor ao próximo. "É um assistente social cuja dedicação à comunidade de Mairinque tem se destacado, de forma exemplar, em seu trabalho social. Por todo este trabalho, hoje ele é diretor do Departamento de Bem-estar Social".

O deputado relatou que a Unaccam já trouxe à Casa mais de 48 médicos para dar aulas no curso de capacitação de 165 horas, cujo término será no dia 30/6. "Os alunos sairão desse curso aptos a orientar a população com palestras em igrejas, associações, escolas e vários outros segmentos da sociedade".

Frisando a importância do atendimento público de qualidade e do diagnóstico precoce, Ferrarini lamentou que, em bairros da periferia ou em pequenas cidades do interior, um tratamento de quimioterapia ou radioterapia pode demorar até três meses para ser iniciado. "O ideal seriam três semanas".

alesp