Entrevista sobre projeto de sacolas plásticas


24/05/2012 18:50 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:

Gilmaci Santos e Lara Stahlberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114598.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, recebeu no dia 21/5, em seu gabinete, a trainee do jornal Folha de S.Paulo, Lara Stahlberg. Lara faz parte da 53ª turma do Programa de Treinamento em jornalismo diário da Folha.

Gilmaci respondeu a perguntas sobre um de seus mais recentes projetos de lei em tramitação na Casa, o PL 87/2012, que torna obrigatório o fornecimento gratuito de embalagem ao consumidor para acondicionamento de produtos comprados em supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais. O projeto vem recebendo destaque na imprensa e já é norma em alguns municípios do Estado.

Segundo o deputado, a propositura foi apresentada porque, como consumidor, Gilmaci considera injusto o acordo firmado em 2011 entre o governo do Estado e a Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o intuito de banir as sacolas plásticas gratuitas. Segundo o parlamentar, não é o consumidor quem deve "pagar a conta". "Tudo bem se os comércios querem retirar as sacolas, mas que ao menos disponibilizem embalagens sem custos ao consumidor", disse.

Nesta semana foi divulgada uma pesquisa realizada pelo Datafolha com 612 entrevistados na capital paulista. Segundo o levantamento, 69% dos consumidores afirmam que os supermercados deveriam voltar a distribuir gratuitamente as sacolas plásticas.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp