Presidente da Assembleia prestigia lançamento de acervo do Estadão

Jornal disponibilizará em versão digital 137 anos de história
24/05/2012 20:06 | Da redação Marisa Mello - FOTO: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Geraldo Alckmin, José Serra, Barros Munhoz e Gilberto Kassab<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz (2º esq) e autoridades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia, Barros Munhoz, prestigiou nesta quarta-feira, 23/5, o lançamento do acervo digital de publicações de 137 anos do jornal O Estado de S.Paulo. A solenidade foi realizada no Auditório Ibirapuera e com a presença do governador Geraldo Alckmin, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre os cerca de 650 convidados que acompanharam o evento.

O acesso gratuito ao acervo digital de 137 anos do Estadão será dado a bibliotecas da rede pública e a reconhecidas entidades de ensino, num total de 60 instituições. O diretor-presidente do grupo Estado, Silvio Genesini, considera importante compartilhar acervo de tamanha importância.

Fundado em 4 de janeiro de 1875, o jornal que inicialmente se chamava A Província, cobriu nesses 137 anos os mais importantes eventos nacionais, como a libertação dos escravos, a proclamação da República etc; e os mundiais, como a chegada do homem à lua e as guerras mundiais, entre muitos.

Entre os itens do acervo que chamam mais a atenção estão os textos que foram cortados por censores, sobretudo, no período da ditadura militar de linha dura no Brasil (1964 a 1979). Como o jornal não poderia circular com espaços em branco, no lugar das matérias ou fotos cortadas saiam poesias, especialmente de Os Lusíadas (Camões), despachos judiciais e até receitas culinárias.

alesp