Alunos de direito visitam Assembleia


25/05/2012 18:31 | Da assessoria do deputado Marcos Neves

Compartilhar:

Marco Antonio Beneton, Marcos Neves e alunos da FALC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114631.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 22/05, um grupo de alunos de direito da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba visitou a Assembleia Legislativa, a convite do deputado Marcos Neves (PSB), para conhecer o processo de elaboração de leis do Estado. Elos distintos de uma mesma corrente, advogado e legislador são elementos imprescindíveis à Justiça social já que, em diferentes momentos, são responsáveis pelas aspirações dos indivíduos e da coletividade.

Os estudantes puderam descobrir as semelhanças entre suas futuras funções, como advogados, e o trabalho exercido por parlamentares, e as prerrogativas do Poder Legislativo, como o processo de elaboração das leis, além do caminho percorrido por diferentes proposituras parlamentares, a função das leis do Estado dentro da federação e a relação do Legislativo com outros poderes. Foram esses os destaques da exposição do procurador Marco Antonio Beneton, que os ciceroneou. O procurador, que se intitula "eterno estudante de direito", destacou ainda a importância do advogado para o funcionamento da Justiça e a abrangência da função social do profissional, já que cabe a ele servir de elemento de ligação entre a parte a ser defendida e o direito que lhe cabe.

Depois da exposição, Marcos Neves compartilhou sua experiência como parlamentar: comentou aspectos práticos dos mecanismos legislativos - projetos de leis, indicações, resoluções - de que se valem os deputados para transformar aspirações populares em leis. Citou algumas proposituras que teria apresentado no decorrer de seu mandato, como a liberação de recursos para pavimentação, no Jardim Ariston, e a destinação de duas unidades da Base Comunitária da Polícia Militar para o 33º Batalhão da PM, uma para atender a 1ª Companhia, sediada em Vila Dirce, e outra para a 3ª Companhia, em Cotia.



marcosneves@al.sp.gov.br

alesp