Autor do Ficha Limpa Estadual é homenageado


29/05/2012 18:06 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando (centro) é homenageado por trabalhadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114680.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando foi homenageado pelos trabalhadores, por intermédio da União Sindical dos Trabalhadores, no sábado, 26/5, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. O evento, que homenageou 64 trabalhadores de diversos setores, faz parte das comemorações do Dia Internacional do Trabalho.

Orlando Morando teve a sua luta reconhecida pelos trabalhadores, graças à iniciativa de apresentar e aprovar a Emenda à Constituição, que veda a nomeação, em cargos públicos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), de pessoas inelegíveis, nos termos da Lei Ficha Limpa. O Conselho Nacional de Justiça apresentou proposta de resolução, que estende a todos os tribunais do país a proibição de designação de pessoas atingidas pela Lei da Ficha Limpa para funções ou cargos de confiança.

O intuito do deputado foi impedir que pessoas que tenham sido condenadas por improbidade administrativa voltem a ocupar cargos públicos, mesmo que temporariamente. Para Morando, entretanto, o respeito à ética não pode ser considerado atributo de um único poder, um elemento norteador de toda a atividade do Poder Público, ou seja, dos três Poderes do Estado. "Precisamos estar em sintonia com a vontade popular. Se quem elege e os trabalhadores comuns precisam ter a ficha limpa, aqueles que são indicados pelos eleitos também devem ter", explicou Morando.



omorando@al.sp.gov.br

alesp