Museu de Arte do Parlamento de São Paulo " Ronaldo Bertacco


31/05/2012 09:07 | Emanuel von Lauenstein Massarani

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As Graças da Primavera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Bertacco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2012/fg114743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Pensar nos trabalhos de Ronaldo Bertacco é pensar na antítese de ideias, no jogo da apropriação, da reelaboração que suas obras expressam", assim escreve o professor José Márcio Molfi. Estamos de pleno acordo também quando afirma que: "Em algumas delas, onde há apropriação de barroquismos, a linguagem é profícua em sua contemporaneidade; em outras, o contemporâneo aparente acaba por nos remeter aos elementos clássicos do período renascentista italiano. E é nessa contradição formal que reside, de fato, a gama de leituras em seus objetos artísticos, cuja qualidade de tratamento do material na forma bruta, aliada a uma linguagem própria, se transforma, com esmero, em obras de excelência estética".

A escultura de Ronaldo Bertacco nasce de uma contínua pesquisa interior e da matéria e se nos apresenta como um mural gravado. O seu objetivo é o de levar o espectador à descoberta de uma era passada em que os murais constituíam uma das principais expressões artísticas e o traço, uma simples gravação, onde a arte se exprimia pura e sincera na sua admirável beleza.

Para dar a sensação que os séculos já se passaram sobre seus baixos-relevos, o escultor cria um desgaste sobre suas obras realizadas com resina e pó de mármore. Grava e molda, a ou as figuras, com uma linha atual que olha o futuro e uma pitada de passado: sempre, porém, essencial no traçado, perfeito nos corpos e alegre na expressão.

Trata-se pois da fusão, de duas épocas artísticas marcadamente presentes em suas obras onde aparecem vultos, figuras que desencadeiam um movimento de reconstrução de experiências conhecidas e pertencentes ao inconsciente, para quem, muitas vezes, não é a própria imagem que interessa, mas o movimento pela sua reconstrução. Esse é o valor dos vazios, das raspagens, de partes incompletas que deixam espaço a intervenções complementares por parte do observador.

Na obra As Graças da Primavera, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Ronaldo Bertacco cria uma atmosfera que se mantém suspensa, carregada de silêncios ou de alegrias primaveris. Artista autêntico, seguro, convicto do que pode realizar, sabe modelar o retrato com desenvoltura e nas composições maiores sabe incutir expressividade e movimento nos personagens que cria.



O artista

Ronaldo Bertacco nasceu em 1950, em Nova Granada, São Paulo. Formou-se em desenho e escultura pela Fundação Armando Álvares Penteado (1971) e está concluindo o mestrado em educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie.

Paralelamente às suas atividades artísticas, leciona na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, SP. Mantém um ateliê na capital, onde ministra aulas para artistas. É membro do Intercâmbio Cultural Brasil-Itália.

Realizou exposições individuais no Museu Guido Viaro, Curitiba, PR (1976); Galeria do Banco Central, Brasília, DF (1988); Galeria Açu-Açu-Blumenau, SC (1993); Museu de Cidade Livre de São José do Rio Pardo, SP (2002); Galeria 22, Shopping Eldorado, SP (2002).

Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: VI Salão Paulista de Arte Contemporânea; XXXII Salão Paranaense de Arte (1975); "Realismo", Paço das Artes, SP (1976); "Três Jovens Artistas do ABC", Pinacoteca Municipal de Santo André, SP; XI Salão de Arte Contemporânea de Santo André (1978); XXXVII Salão de Arte de São Bernardo do Campo (1987); "Artisti Brasiliani", Galeria de Arte La Bitta, Roma, Itália (1989); "Artisti Brasiliani nel Giubileo", Galeria d'Arte La Pigna, Vaticano, Roma, Itália (2000); Prêmio Instalação (2001); "Brazilian Art", Court House of Mariland, Washington, EUA (2003); "Mostra d'Arte Brasiliana", Galeria d"arte La Pigna, Vaticano, Roma, Itália (2004).

Possui obras em várias coleções particulares e nos acervos da Fundação Cultural de Curitiba, PR; Castelo de Saint Stef, Paris, França; Ferrovie dello Stato, Roma, Itália; Pinacoteca de Santo André, SP; Pinacoteca de São Bernardo do Campo, SP; Pinacoteca de São José do Rio Preto, SP; Prefeitura de Chapecó, SC; Museu Cidade Livre de São José do Rio Pardo, SP; Palazzo del Vicariato, Vaticano, Itália e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

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