Encontro de comunidade mineira em São Paulo


01/06/2012 11:26 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (ao centro) junto a participantes do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A quadra do sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro da Capital, em 27/5, serviu de palco para o "I Encontro de Paulistenses Ausentes em São Paulo".

Paulistense designa a pessoa nascida em Paulistas-MG, cidade distante 300 quilômetros de Belo Horizonte, situada na região do Vale do Rio Doce mineiro. De acordo com o censo de 2011, o município conta com 5 mil habitantes, sendo que grande parte vive fora da cidade.

Cerca de 350 pessoas, entre moradores da cidade, residentes no Estado de São Paulo e simpatizantes, participaram do encontro que contou com o apoio do sindicato dos Bancários-SP, da rádio inovação FM de Paulistas e do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT).

Presente ao evento, o parlamentar elogiou a organização do encontro e parabenizou os presentes por, mesmo estando longe, defenderem a manutenção dos laços com a cultura de origem. "Como tantos outros imigrantes que chegam a São Paulo, vocês paulistenses contribuem para o desenvolvimento do Estado", disse. "São Paulo não seria grande como é sem a participação dos imigrantes que aqui chegaram", completou.

O parlamentar enalteceu o fato de o nome da cidade ser uma homenagem ao Estado. Segundo ele, reforça a importância de São Paulo na construção do Brasil. Consta que a cidade mineira, que completará 60 anos de fundação em dezembro de 2013, surgiu a partir de uma ponte construída pelos bandeirantes paulistas, sobre o rio Suaçuí Grande, ainda no século XVIII, no chamado movimento das bandeiras. (jr)

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp