Criação de centros de tratamento da obesidade infantil é debatida na TV


04/06/2012 16:47 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas e o jornalista Jorge Machado (foto: Alex Schneider)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg114814.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com excelentes resultados no controle de peso corporal e suas morbidades, o Programa para Tratamento Multidisciplinar da Obesidade Infantil denominado Super Ação, criado pelo professor Ismael Fortes Freitas Júnior, da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp)/Campus de Presidente Prudente, foi abordado pelo deputado Ed Thomas (PSB), em entrevista na TV Assembleia, em 22/5, no programa Por Dentro da Política.

Em desenvolvimento há mais de dez anos, o programa proporciona o tratamento e atendimento, por meio de profissionais de diversas áreas da saúde, para crianças e adolescentes de sete a 17 anos que apresentam sobrepeso e obesidade, e, como consequência, maior fator de risco para desenvolver diversas doenças relacionadas.

A iniciativa está sendo tratada no Projeto de Lei 25/2012, de autoria de Thomas. Pronto para ser votado em plenário, o PL propõe que o governo do Estado crie Centros de Referências para Tratamento da Obesidade Infantil (Cetroi), autorizando a Secretaria de Estado da Saúde a celebrar convênios com as prefeituras municipais e a Unesp, na rede estadual de saúde.

"Nossa preocupação é com a realidade do problema na cidade. Segundo a saúde municipal, 30% das crianças estão acima do peso, sendo que desse total 18% estão com risco de sobrepeso, 8% com sobrepeso e 5,8% com obesidade", alertou o deputado, durante a entrevista concedida ao repórter Jorge Machado.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp