ILP oferece cursos de formação política presenciais e a distância


11/06/2012 17:41 | Do ILP Kelisson Rodrigues

Compartilhar:

Maurílio Maldonado, Presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isabel Lopes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Humberto Dantas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2012/fg115085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), desde 2003, realiza o curso de formação política na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na sede do ILP foram formadas 25 turmas. A grande procura em diversas partes do Estado levou o ILP a desenvolver o curso de Iniciação Política pela internet, por meio do Sistema de Educação a Distância (EaD), e de forma presencial nos Centros de Integração e Cidadania (CIC), de maneira a facilitar o acesso e difundir o conhecimento sobre política.

O ILP, a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, a Fundação Mário Covas e a Fundação Konrad Adenauer firmaram um convênio, em novembro de 2008, que possibilitou a realização do curso de iniciação política nos CIC. Os CIC desenvolvem programas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, emissão de documentos, acesso grátis a internet, balcão de emprego e palestras informativas. Esses serviços estão disponíveis em seus dez postos, sendo nove localizados na Região Metropolitana de São Paulo e um em Campinas.

Maria Isabel Lopes da Cunha, coordenadora dos Centros de Integração da Cidadania lembra que "a parceria começou com um curso piloto na unidade do CIC em Guarulhos, em novembro de 2008, formando mais de 40 alunos".



Expansão do curso



A procura pelo curso foi tão grande que o programa foi estendido para os outros dez postos fixos dos CIC " Norte (Jaçanã), Sul (Jardim São Luís, Capão Redondo e Jabaquara), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas. Foram mais de mil alunos formados em 21 ações: uma em 2008, dez em 2009 e dez em 2010. Nesse mesmo ano, foi tomada a decisão de priorizar a formação de jovens e foram realizadas parcerias com escolas de ensino médio nos postos Sul e Norte. A partir de 2011, o curso de iniciação política chegou às escolas.

O professor Humberto Dantas, que coordenou os cursos de formação política no ILP e leciona nos CIC desde 2009 relata: "No ano passado foram dez cursos e 833 alunos formados. Com alguns pequenos ajustes, esse ano já foram quatro turmas de 310 jovens. O grande diferencial desse ano é que as aulas são realizadas com dinâmicas que envolvem a opinião e a construção conjunta com os alunos. Vamos avançar de forma expressiva".

Para o professor, o curso representa a porta de entrada num conteúdo formal acerca de política. Dantas acredita que isso poderá fazer toda a diferença na relação desses jovens com os partidos, com o voto e com a política de uma maneira geral. "Oferecemos um pacote de sementes suprapartidárias cuja árvore se chama democracia. Se ela brotar em cada um deles, formaremos um bosque chamado Brasil democrático".

Para mais informações sobre os cursos de iniciação política nos CIC, basta procurar o posto mais próximo. Outra alternativa, é o curso online de Iniciação Política, pelo Sistema de Educação a Distância (EaD).



Curso à distância



O curso a distância está dividido em cinco módulos, e até agora 5.765 pessoas fizeram login no site. Contudo, o total de participantes " pessoas que efetivamente fizeram algum módulo do curso " foi de 5.323. O projeto é uma parceria do ILP com as Secretarias de Gestão (por meio do Acessa São Paulo) e Secretaria de Participação e Parceria do Município de São Paulo (por meio dos Telecentros).

Os interessados devem cadastrar-se na página do Instituto no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br) e, no decorrer do curso, responder aos exercícios propostos. No final dos cinco módulos, é realizada uma prova online. Após todas as avaliações, apenas os participantes que obtêm média igual ou superior a sete podem retirar o certificado (impresso diretamente do site).

A redatora Andreia Manniffeil, moradora de Santo André, afirma que o curso agregou valor à sua formação: "Aprendi o processo Legislativo, como funciona, o quanto é complexo, quais suas funções". Para ela, o curso serviu de estímulo: "Estudei outras coisas no ILP e tudo isso me levou a cursar Marketing Político".

Outro entusiasta do curso é o professor Heitor Cláudio. "A construção de um povo se dá pelo saber que é o único patrimônio inalienável. Todo curso, seja presencial ou EaD, contribui para isso. E o curso em questão não foge à regra. Auxilia na construção do conhecimento sobre as atividades e os fins políticos que são uma expressão do que é essa sociedade. Por vezes bom, por vezes ruim", afirma.

O Instituto do Legislativo Paulista pretende oferecer novos cursos a distância, com temáticas variadas. Acompanhe as novidades na página do Instituto no Portal da Assembleia.



ilpcursos@al.sp.gov.br

alesp